O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), elogiou a escolha da cidade de Belém para ser a capital das Conferências das Nações Unidas (COP30) no ano de 2025. A manifestação do político veio após algumas polêmicas sobre hospedagens e falas preconceituosas da grande mídia.
Paes defendeu a escolha do presidente Lula (PT) em escolher a cidade de Belém para ser a cidade da COP30 — evento que será realizado em novembro de 2025. “Foi uma decisão acertada do presidente Lula, de levar para uma cidade na Amazônia para discutir a Amazônia. Até para a turma de fora, os gringos verem que nós não estamos falando só de floresta e bicho. Tem cidades grandes, gente que precisa viver ali”, afirmou Eduardo Paes sobre a COP30 em Belém.
Belém é alvo de críticas
Desde a escolha de Belém para sediar a COP30, a capital do Pará foi alvo de várias críticas e preconceitos. Nas últimas semanas, o jornal A Folha de São Paulo lançou uma matéria jornalística que foi ao ar nas redes sociais e em outros meios de comunicação, que sofreu várias críticas e foi repudiada por conta de diversos preconceitos notados nas falas do autor (a).
Além de jornalistas, alguns famosos também criticaram a cidade em rede nacional. Na última semana, o apresentador Carlos Massa, mais conhecido como Ratinho, também fez duras críticas sobre a escolha da cidade de Belém como capital da COP30. Em suas falas, Ratinho disse que Belém “não tem estrutura” e questionou o presidente Lula “gastar R$ 5 ou R$ 6 bilhões em uma cidade onde falta comida para a população”.
Com as criticas, vereadores da cidade de Belém usaram a fala do apresentador como pautas de discursos e diversas entrevistas na Câmara Municipal de Belém (CMB), reclamando de “preconceito e xenofobia” por parte da grande mídia.
Em contraponto, Eduardo Paes defendeu a escolha de Belém como sede da COP30 dizendo que espera um “sucesso” assim como o de outras cidades brasileiras que receberam grandes eventos. “Belém vai receber super bem. Vai ser um sucesso, como foram nos outros megaeventos, como a Copa e as Olímpiadas.
Quem é Eduardo Paes?
Eduardo Paes é bacharel em direito pela PUC do Rio de Janeiro, ele construiu sua carreira na política. Ele já ocupou os cargos de vereador (1997–1999) e deputado federal (1999–2003 e 2003–2007) e prefeito da cidade do Rio de Janeiro (RJ) nos anos de 2009, 2016 e 2024.
Leia também:
Deixe um comentário