O avanço das dunas de areia sobre a Praia do Atalaia, em Salinópolis, tem provocado preocupação e prejuízos entre comerciantes da orla. Restaurantes e bares relatam dificuldades de acesso, queda no movimento e risco estrutural devido ao acúmulo de areia que vem tomando conta da faixa onde os estabelecimentos estão instalados.
Segundo empresários, a situação se agravou nos últimos meses. Eles afirmam que, na gestão municipal anterior, a Prefeitura enviava maquinários para remover as dunas que se formavam em frente aos restaurantes, garantindo a acessibilidade. No entanto, relatam que essa prática não estaria mais sendo realizada.
Com a ausência do serviço público, cerca de 60% dos estabelecimentos estão arcando com custos próprios para tentar conter o avanço da areia e liberar a entrada dos clientes. A preocupação aumenta às vésperas das festas de fim de ano, período considerado o mais lucrativo para o setor, depois das férias de julho.
Há restaurantes avaliados em mais de R$ 1 milhão que já estão parcialmente soterrados. Segundo Anderson, um dos comerciantes afetados, pelo menos 12 estabelecimentos correm risco de serem engolidos pelas dunas.
“A gente não sabe mais o que fazer. A Prefeitura não ajuda, os banhistas não conseguem chegar aos estabelecimentos. São restaurantes avaliados em mais de R$ 1 milhão que estamos com risco de perder”, afirma.
Os empresários dizem ter procurado a Prefeitura de Salinópolis em busca de solução, mas relatam que ainda não houve retorno.
A reportagem solicitou posicionamento da gestão municipal, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Leia também:









Deixe um comentário