DOXA: Patrícia lidera com folga corrida eleitoral para a prefeitura de Marituba

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de julho de 2024, em todos os bairros de Marituba, com uma amostra de 400 entrevistas.

Patrícia com um microfone na mão
Reprodução/Instagram. Patrícia é a favorita, segundo pesquisa do Instituto DOXA, para a reeleição em Marituba

O Instituto DOXA esteve recentemente no município de Marituba, na região metropolitana de Belém, realizando sua primeira pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o nº PA-07447/2024.

Por lá Lá, a atual prefeita, Patrícia (MDB), que busca a reeleição, lidera a corrida eleitoral com uma ampla vantagem sobre o segundo colocado. Ela alcançou 55,5% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Everaldo Aleixo (Podemos) com 10,5% das intenções de voto. Marília Melo (Progressistas) está em terceiro lugar com 2,5%, e Bruno Santiago (PSOL) aparece com apenas 0,3%. A DOXA também avaliou o desempenho do governo de Patrícia, do governador Helder Barbalho (MDB) e do presidente Lula (PT).

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de julho de 2024, em todos os bairros de Marituba, com uma amostra de 400 entrevistas. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Patrícia sai na frente na espontânea

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, a atual prefeita, Patrícia, aparece com 44,0% das intenções de voto. Everaldo Aleixo tem 8,3% e Marília Melo, 1,5%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 46,2%.

Estimulada: Patrícia mantém liderança na corrida eleitoral

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de Marituba, Patrícia (MDB) fica em primeiro lugar com 55,5%. O segundo colocado, Everaldo Aleixo, tem 10,5% das intenções de voto. Marília Melo (PP) alcança 2,5%. Bruno Santiago obtém apenas 0,3% das intenções de voto. Robertinho não pontuou. Outros 31,2% estão indecisos ou pretendem anular o voto.

Rejeição dos candidatos

Quando se trata de rejeição, Robertinho, que não pontuou nas intenções de voto, aparece como o mais rejeitado, com 11,8%. Everaldo Aleixo tem uma rejeição de 10,3%. Patrícia é rejeitada por 9,5% dos eleitores de Marituba; Bruno Santiago tem rejeição de 5,8% e Marília Melo é rejeitada por 4,5%. Outros 44,3% não rejeitam nenhum candidato e 14,0% não se manifestaram.

Aprovação/desaprovação do governo de Patrícia

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a gestão de Patrícia, a DOXA aferiu que 93,0% aprovam seu governo, enquanto a desaprovação é de apenas 6,0%. Outros 1,0% não se manifestaram.

Aprovação/desaprovação do governo Helder

A DOXA também avaliou a aprovação e desaprovação do governo Helder. 73,0% dos eleitores de Marituba aprovam o governo de Helder, enquanto 18,0% desaprovam. Outros 9,0% não se manifestaram.

Aprovação/desaprovação do governo Lula

O governo do presidente Lula é aprovado por 58,0% dos eleitores de Marituba, enquanto sua desaprovação é de 35,0%. Outros 7,0% não se manifestaram.

Leia também: