A trajetória e a contribuição cultural de Damasceno Gregório dos Santos, o Mestre Damasceno, são o foco do documentário “Mestre Damasceno – a Trajetória de um Afromarajoara”, que será lançado no próximo sábado, 3 de janeiro de 2026, em Salvaterra, no arquipélago do Marajó. A exibição ocorre quatro meses após a morte do artista, falecido em 26 de agosto de 2025, aos 71 anos, e acontece na Orla da Praia Grande, local simbólico de sua formação e atuação cultural.
Dirigido por Guto Nunes, da Gutunes Produções, o filme teve direção artística e produção do próprio Mestre Damasceno e reúne depoimentos do artista, de pessoas ligadas à sua trajetória e arquivos inéditos, como o relato de sua mãe, falecida em 2016. O documentário também atualiza o percurso nacional do mestre, incluindo reconhecimentos, premiações e os espaços que passou a ocupar após ganhar visibilidade.


Reconhecido como mestre de carimbó e de toadas, Damasceno foi cantor, repentista, poeta, artesão e fundador do Búfalo-Bumbá de Salvaterra e do conjunto Nativos Marajoara. Ao longo da vida, produziu mais de 400 composições em diferentes ritmos e lançou cinco álbuns autorais, além de participar de outros dois. Sua obra foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Pará em 2023, e ele recebeu, em maio de 2025, a Ordem do Mérito Cultural, a maior honraria do Ministério da Cultura.
Natural da Comunidade Quilombola do Salvá, em Salvaterra, onde nasceu em 1954, Mestre Damasceno perdeu a visão aos 19 anos após um acidente de trabalho na construção civil. Foi no município marajoara que aprendeu, ainda criança, as tradições do boi-bumbá com o pai e o avô e onde difundiu essas manifestações por cerca de cinco décadas, tornando-se referência da cultura popular amazônica.

Programada para iniciar às 19h, a noite de lançamento contará com uma mostra audiovisual de festas populares, apresentação do Búfalo-Bumbá Segredo das Meninas, exibição do documentário e show de encerramento do conjunto Nativos Marajoara. Após a estreia, o filme ficará disponível no canal do YouTube do Mestre Damasceno e seguirá para um circuito de festivais nacionais e internacionais, com entrada franca no evento de lançamento.
Serviço:
Lançamento do documentário “Mestre Damasceno- a Trajetória de um Afromarajoara”
Dia: sábado, 03 de janeiro de 2026
Local: Quiosques Café Rural e Muiraquitã, na Orla da Praia Grande – Salvaterra/PA
Hora: a partir das 19h, com mostra audiovisual, apresentação do Búfalo-Bumbá, exibição do documentário e apresentação do Nativos Marajoara.
Entrada franca
Leia também:













Deixe um comentário