Dia de São Jorge promete levar muita celebração em Belém - Estado do Pará Online

Dia de São Jorge promete levar muita celebração em Belém

A comemoração é tomada por fiéis que fazem suas homenagens e pagam suas promessas após graças alcançadas.

Foto/Reprodução. O Dia de São Jorge será bastante comemorado na Paróquia São Jorge, na Marambaia.

Nesta terça-feira (23), a Igreja Católica celebra o dia de um dos santos mais populares da religião, o dia é do cavaleiro São Jorge. A data é importante no calendário católico a ponto de ser feriado em determinadas regiões.

Na Paróquia São Jorge que é localizada no bairro da Marambaia as celebrações se iniciaram no último dia 14 e seguem até esta terça-feira (23).

O dia de São Jorge é celebrado em muitos países com festas, desfiles, procissões religiosas e outras comemorações. A comemoração é tomada por fiéis que fazem suas homenagens e pagam suas promessas após obter graças.

O pedido de milagres e bênçãos vem pelo fato de as pessoas encontrarem no santo um exemplo de coragem, fé e devoção. Todo este clamor acaba despertando o interesse de muitos outros fiéis, fazendo com que a história de São Jorge seja recontada em muitos livros, filmes e outras formas de arte, sendo um tema bastante presente na cultura popular ao redor do mundo.

História de São Jorge

Acredita-se que São Jorge tenha vivido no século III d.C., durante o reinado do imperador romano Diocleciano. Ele nasceu em Capadocia, uma região que hoje faz parte da Turquia, em uma família cristã. Jorge se juntou ao exército romano e rapidamente subiu nas fileiras, tornando-se um oficial respeitado. No entanto, quando Diocleciano iniciou uma perseguição aos cristãos, Jorge se recusou a renunciar à sua fé e, em vez disso, professou publicamente ser cristão, o que levou à sua prisão.

De acordo com a lenda mais conhecida associada a São Jorge, ele é conhecido por ter enfrentado um dragão feroz que aterrorizava uma cidade. A história conta que ele resgatou uma princesa prestes a ser oferecida como sacrifício ao dragão e, com a ajuda de sua fé cristã, derrotou a criatura, simbolizando a vitória do bem sobre o mal. Essa representação de São Jorge como um guerreiro corajoso, lutando contra um dragão, tornou-se um ícone popular em muitas culturas e é frequentemente retratada em imagens e estátuas do santo.

São Jorge é venerado como o padroeiro de várias nações, cidades e profissões. Ele é o padroeiro da Inglaterra, sendo considerado o santo padroeiro nacional do país. Ele também é o padroeiro de Portugal, Geórgia, Catalunha (Espanha), Lituânia, Montenegro, entre outros lugares. Além disso, São Jorge é reverenciado como o padroeiro dos soldados, cavaleiros, escoteiros, agricultores, arqueiros, ferreiros e de várias outras categorias de pessoas e profissões.

Leia Também: