Cães e gatos voltam a entrar no foco da saúde pública em Belém neste sábado (20). A capital recebe o Dia D da Vacinação Antirrábica, com atendimento das 8h às 16h, em diversos pontos da cidade.
A mobilização marca a segunda etapa da campanha municipal e oferece imunização gratuita contra a raiva para animais a partir de três meses, desde que estejam saudáveis. A coordenação é da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Não será exigida documentação dos tutores no momento da vacinação. Quem tiver a carteira do animal pode levá-la para atualização, mas o documento não é obrigatório.
Além da aplicação direta, haverá retirada de doses para vacinação domiciliar. Nesse caso, o tutor deverá apresentar isopor com gelo, garantindo o transporte correto da vacina.
A estratégia da campanha é espalhar os pontos de vacinação para alcançar mais bairros e reduzir riscos de circulação do vírus, considerado altamente letal. Belém não registra casos de raiva em humanos há mais de 30 anos, mas a vigilância segue ativa.
Na primeira fase da campanha, a vacinação foi concentrada em Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, regiões mais afastadas da área central. Agora, a ação avança para bairros com maior densidade populacional.
As equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) estarão posicionadas em praças e supermercados nos bairros Sacramenta, Umarizal, Marambaia, Guamá, Jurunas, Cremação, Val-de-Cans, Pedreira, Batista Campos, Cidade Velha, Marco e Bengui.
Um dos pontos de referência da ação será a Praça Brasil, localizada na travessa Dom Pedro I, no Umarizal.











Deixe um comentário