Durante fiscalização da Operação Lei Seca na PA-444, no acesso à praia do Atalaia, em Salinópolis, o Departamento de Trânsito do Pará (DETRAN-PA) flagrou neste fim de semana (2 e 3 de agosto) um esquema de motoristas que contratam terceiros para dirigirem seus veículos e, assim, tentar enganar a fiscalização. A prática ilegal, conhecida como uso de “coiotes”, tem se tornado comum na tentativa de burlar o bafômetro.
Segundo o Detran, motoristas alcoolizados estariam contratando condutores momentâneos às margens da rodovia para atravessar os pontos de fiscalização e, depois, reassumiam a direção. No entanto, neste fim de semana, as equipes do órgão utilizaram drones e câmeras escondidas para monitorar o comportamento dos condutores antes e depois das barreiras. O resultado foi a autuação de mais de 30 motoristas por embriaguez ao volante e uma prisão em flagrante.
Em um dos flagrantes, uma mulher foi filmada trocando de lugar com um homem antes da barreira de fiscalização. Após passar pela blitz, ela reassumiu o volante. Abordada pela equipe do Detran, a condutora foi submetida ao teste do etilômetro, que acusou 0,68mg/l de álcool — índice que configura crime de trânsito. Ela foi presa em flagrante e encaminhada à delegacia. O veículo foi liberado apenas após outro condutor, habilitado e sóbrio, se apresentar.
“O cidadão precisa entender que a Lei Seca salva vidas. Tentar enganar a fiscalização é um ato irresponsável e criminoso. Nossa equipe está treinada, equipada e atenta. A tecnologia e a inteligência estão a serviço da vida”, destacou a diretora-geral do Detran-PA, Renata Coelho.
O coordenador de fiscalização do Detran, Ivan Feitosa, afirmou que a prática de troca de motoristas será combatida com rigor. “Durante toda a Operação Verão reforçamos a vigilância com foco nesse tipo de manobra. Quem tentar burlar, será flagrado”, disse.
A penalidade para quem dirige sob efeito de álcool pode chegar a R$ 2.934,70, além da suspensão da CNH por até 12 meses e pena de até três anos de detenção, em caso de crime de trânsito.
O Detran reforçou que continuará intensificando a fiscalização nos principais corredores que dão acesso aos balneários do Pará. A recomendação segue clara: “Se beber, não dirija”.
Leia também:
Deixe um comentário