Proprietários de veículos com finais de placa entre 01 e 31 têm até esta terça-feira (6) para aproveitar descontos de até 15% no pagamento do IPVA 2026, no Pará. O benefício vale para quem opta pelo pagamento antecipado em cota única.
Os percentuais de desconto estão diretamente ligados ao histórico de infrações de trânsito. Quem está há dois anos sem multas garante 15% de abatimento. Já os motoristas sem autuações no último ano têm 10% de desconto, enquanto os demais casos recebem redução de 5% no valor do imposto.
Além da antecipação com desconto, o IPVA pode ser quitado de outras duas formas. É possível parcelar em até três vezes antes do vencimento, sem abatimento, ou pagar o valor integral na data do licenciamento anual, junto ao Departamento de Trânsito do Pará (Detran). Após esse prazo, o imposto passa a sofrer acréscimos de juros e multas.
Benefícios extras para motos
Donos de motocicletas ou motonetas de até 200 cilindradas, novas ou usadas, que não possuam outro veículo em seu nome, podem acumular os descontos do bom motorista com uma isenção parcial do IPVA, conforme prevê a Lei nº 6.017/96.
Nesse caso, a redução funciona assim: isenção total para quem está há pelo menos dois anos sem multas; 50% de desconto se houver uma infração nos últimos dois anos; e 30% de redução nas demais situações.
As pessoas podem garantir uma economia ainda maior no pagamento do IPVA, pagando em cota única, antecipando o valor do IPVA 2026, e aproveitar cumulativamente o desconto de 15%, 10% ou 5%, para motos e motonetas de até 200 cilindradas”, explica o secretário da Fazenda, René Sousa Júnior.
Como consultar e pagar
O valor do imposto e a emissão do Documento Estadual de Arrecadação (DAE) podem ser feitos diretamente no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). O pagamento está disponível via PIX ou código de barras, utilizando a rede bancária credenciada e casas lotéricas.
As alíquotas do IPVA variam conforme o tipo de veículo. Para automóveis e caminhonetes, a taxa é de 2,5%. Já ônibus, caminhões e motocicletas pagam 1%. Veículos com mais de 15 anos de fabricação são isentos. No caso de embarcações e aeronaves, o prazo de recolhimento vai até 30 de junho.










Deixe um comentário