Deputada federal denuncia IA Grok e rede X por geração de imagens eróticas sem consentimento - Estado do Pará Online

Deputada federal denuncia IA Grok e rede X por geração de imagens eróticas sem consentimento

Érika Hilton (Psol-SP) afirma que ferramenta teria produzido conteúdos sexualizados envolvendo mulheres e crianças e pede desativação da tecnologia no Brasil

A deputada federal Érika Hilton (Psol-SP) afirmou que irá denunciar a inteligência artificial Grok e a rede social X ao Ministério Público Federal e à Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), sob a acusação de geração e publicação de imagens eróticas de mulheres e crianças reais sem consentimento. A manifestação foi feita em publicação nas redes sociais da parlamentar, no último domingo (4).

Segundo Érika, bastaria um pedido de qualquer usuário para que a ferramenta de inteligência artificial integrada ao X alterasse digitalmente imagens publicadas na plataforma. Entre as práticas citadas estão a troca de roupas por biquínis e a transformação de fotos de mulheres e meninas em conteúdos considerados sugestivos ou eróticos.

Para a parlamentar, a conduta configura crime e viola o direito individual à imagem, que, segundo ela, não pode ser transferido por meio dos termos de uso de redes sociais. Érika também classificou como especialmente grave a possibilidade de geração e disseminação em massa de conteúdos que ela descreve como pornografia infantil por meio de uma inteligência artificial vinculada a uma plataforma de alcance nacional.

Diante das acusações, a deputada informou que solicitará a desativação do Grok e de todas as funções de inteligência artificial da rede X em todo o território brasileiro, até que os fatos sejam devidamente investigados pelos órgãos competentes. O Grok é um assistente de inteligência artificial desenvolvido pela empresa xAI, de Elon Musk, e está disponível no X.

Leia também: