Cúpula dos Líderes: discursos na traçam rumos globais para o clima e a preservação ambiental - Estado do Pará Online

Cúpula dos Líderes: discursos na traçam rumos globais para o clima e a preservação ambiental

Chefes de Estado discutem medidas para conter o aquecimento global e impulsionar a transição ecológica.

Mais de 50 líderes mundiais participaram, nesta quinta (6), da Cúpula dos Líderes da COP30 em Belém, apresentando propostas voltadas ao enfrentamento da crise climática, com foco no financiamento da transição verde e na preservação das florestas tropicais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que: “interesses egoístas e imediatos ainda se sobrepõem ao bem comum”. Na sequência, líderes latino-americanos como Gabriel Boric (Chile) e Gustavo Petro (Colômbia) criticaram o negacionismo climático e a ausência do presidente dos EUA, Donald Trump. Já o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que o mundo falhou em conter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C.

O príncipe William, representante da coroa britânica, ressaltou a importância da união internacional e da coragem coletiva para garantir o futuro do planeta. “Estamos reunidos no coração da Amazônia, num momento crucial da história da humanidade”, disse.

Organizada pelo governo brasileiro, a Cúpula dos Líderes marca a abertura política da COP30 e reúne delegações de 143 países. O evento, realizado no Parque da Cidade, e serve como espaço de diálogo entre chefes de Estado e representantes internacionais.

A Cúpula ocorre até sexta-feira (7) e antecede as negociações formais da Conferência do Clima da ONU, previstas de 10 a 21 de novembro, em Belém.

Leia também: