A cruz utilizada na primeira missa celebrada no Brasil, em 1500, chega a Belém nesta quarta-feira (23) como parte das celebrações pelos 525 anos do evento religioso, ocorrido em Santa Cruz Cabrália, na Bahia. A capital paraense é a décima cidade e única da Amazônia a receber a relíquia, que veio diretamente de Portugal.
Com cerca de 40 centímetros e feita de ferro, a cruz estará exposta durante a missa das 20h na Catedral da Sé, localizada na Cidade Velha. Na quinta-feira (24), ela será levada a uma faculdade católica, à Paróquia Santa Cruz, na avenida Almirante Barroso, e à sede do governo do Pará, também na mesma avenida.
A peregrinação faz parte do evento “Brasil com Fé – Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, promovido pelo Movimento Brasil com Fé, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor.
A cruz já passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Brasília. A jornada se encerra no dia 27 de abril, em Porto Seguro, quando retorna para Braga, em Portugal.
Cronograma final da peregrinação:
- 25 de abril: Salvador (BA)
- 26 de abril: Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (BA)
- 27 de abril: Porto Seguro (BA) e retorno à Europa
Leia também:
Deixe um comentário