Em resposta à estiagem e às altas temperaturas que afetam o Baixo Amazonas, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) tem intensificado o monitoramento e realizado uma série de serviços para assegurar o abastecimento de água à população. A situação foi agravada por decretos de alerta emitidos pelos governos Federal e Estadual em setembro, devido à queda nos níveis de rios e reservatórios, além dos impactos causados por queimadas na região.
Entre os municípios mais afetados estão Oriximiná, Itaituba e Santarém, onde a Cosanpa está executando ações preventivas e corretivas nos sistemas de captação e distribuição de água. “Dos 52 municípios atendidos pela Cosanpa, nove estão na região do Baixo Amazonas, que é impactada anualmente pelo rebaixamento dos rios. Já havíamos reforçado as tubulações nas bases dos sistemas de captação, e com o agravamento da situação, intensificamos essas medidas,” afirmou o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Junior.
Entre as ações mais recentes, destacam-se a dragagem nas áreas de captação de água dos rios Trombetas e Tapajós, em Oriximiná e Itaituba, respectivamente. Em Santarém, quatro sistemas de distribuição de água na área central receberam manutenção e substituição de equipamentos essenciais.
De acordo com o diretor de Operações da Cosanpa, Antônio Crisóstomo, as equipes técnicas da companhia estão realizando um monitoramento contínuo do nível dos rios e atuando em tempo hábil para evitar problemas de abastecimento. “Mobilizamos mergulhadores, balsas e máquinas escavadeiras para realizar os serviços necessários em cada município. Os primeiros resultados já indicam melhorias na segurança e no abastecimento”, explicou Crisóstomo.
Além dos serviços operacionais, representantes da Cosanpa visitaram polos de atendimento em Oriximiná, Monte Alegre, Itaituba, Faro e Alenquer para avaliar a infraestrutura e garantir a eficiência dos serviços prestados à população.
Com a situação climática sendo monitorada de perto, a Cosanpa continua a tomar medidas para minimizar os impactos da estiagem e assegurar o abastecimento de água em todas as áreas afetadas.
Leia também:
Deixe um comentário