Coronel da PM assume diretoria de trânsito da SEMOB - Estado do Pará Online

Coronel da PM assume diretoria de trânsito da SEMOB

A decisão faz parte do convênio firmado entre a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado do Pará, que prevê a colaboração de quase 200 policiais militares na fiscalização do trânsito.  

Foto divulgação

Em um movimento estratégico para reforçar a fiscalização e o controle do trânsito na capital paraense, o prefeito Igor Normando (MDB) nomeou o Coronel da Polícia Militar Erick Alexandre Martins Miranda como o novo Diretor de Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB). A decisão faz parte do convênio firmado entre a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado do Pará, que prevê a colaboração de quase 200 policiais militares na fiscalização do trânsito.  

O Coronel Erick Miranda, que está na ativa e possui mais de 10 anos de experiência no Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e no Conselho Estadual de Trânsito, assume a função em um contexto de crescente integração entre as corporações responsáveis pelo trânsito, como a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a SEMOB.  

Parceria Estratégica e Militarização  

O convênio tem como objetivo promover ações conjuntas de fiscalização, orientação e controle do trânsito de veículos e pedestres, utilizando policiais capacitados que atuarão como Agentes de Autoridade de Trânsito. A medida inclui o uso obrigatório de câmeras corporais (body-cams) por 100% dos policiais em serviço, além de mobilizar três batalhões exclusivos para a Região Metropolitana de Belém, sendo dois dedicados à capital.  

 Formação de Novos Agentes  

A capacitação dos policiais que atuarão como agentes de trânsito já está em andamento. Turmas semanais de 30 a 40 policiais estão sendo treinadas, com previsão de que Belém conte, em breve, com cerca de 200 novos agentes de trânsito. A Região Metropolitana deverá receber um reforço total de aproximadamente 300 agentes.  

Leia também: