Copa Norte deve retornar ao calendário brasileiro em 2026, revela presidente da Federação Goiana - Estado do Pará Online

Copa Norte deve retornar ao calendário brasileiro em 2026, revela presidente da Federação Goiana

Ronei Freitas detalhou o projeto da "nova Copa Verde", que deve ser anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira, 1º. Copa Centro-oeste também deve retornar.

Jorge Luís Totti/Paysandu

A Copa Verde deverá ter mudanças significativas a partir de 2026. Os detalhes do projeto que pode ser anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira, 1º de outubro, foram revelados pelo presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), Ronei Freitas.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes de Goiânia, Ronei detalhou que a proposta – até então – aceita pela CBF prevê os retornos das extintas Copa Norte e Copa Centro-Oeste, valendo vagas em fases avançadas da Copa do Brasil. Além disso, neste novo formato, os campeões dos dois torneios iriam fazer a “final” da Copa Verde para decidir o campeão da competição.

Foi um sugestão nossa, de fazer uma disputa entre as equipes do Centro-oeste, incluindo o Espírito Santo, e também disputado entre o grupo do Norte uma competição paralela. Dentro do formato, juntaria o campeão do Centro-oeste com o campeão do Norte. Isso teria que ter um valor, que sugerimos uma vaga na Copa do Brasil para cada campeão e ai sim teríamos o campeão da Copa Verde, que será disputado entre o campeão da Copa Centro-oeste e o campeão da Copa Norte. Acharam a ideia, sugestão, bastante significativa e acredito que vai ser divulgado sim na quarta-feira”, revelou.

Ronei Freitas explicou ainda que há possibilidade da competição – Copa Norte, Copa Centro-oeste e Copa verde – terem transmissão em TV aberta a partir de 2026. A ideia, segundo o presidente da Federação Goiana, é que os torneios regionais sejam incluídos nos pacotes de venda das demais competições, como a Copa do Nordeste, visando valorizar as “novas” Copas.

Estão fazendo a venda (dos direitos de transmissão) conjugada e incluindo essas regiões que não eram beneficiadas. Por isso estamos mantendo o nome da Copa Verde, porque entendemos que tem um chamativo grande por conta da Amazônia, meio ambiente. Traz um atrativo maior para as empresas que querem anunciar neste setor. Usamos o nome Copa Verde visando ter visibilidade e patrocinador. Tem ainda possibilidade de ter transmissão na TV aberta”.

Cota milionária

Ainda durante a entrevista à Rádio Bandeirante de Goiânia, Ronei Freitas revelou que a premiação para os campões das Copa Norte e Centro-oeste pode ir além de uma vaga na Copa do Brasil. Segundo o dirigente, é estudado um valor de R$ 3 milhões para cada campeão do torneio regional.

Uma premiação de quase 3 milhões de reais para o campeão da Copa Centro-oeste e da Copa Verde, além da vaga na Copa do Brasil”, finalizou.

Leia também: