O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quarta-feira (19) das negociações da COP30, em Belém, e afirmou que pretende convencer o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a importância da ação climática.
Lula destacou seu otimismo com os resultados da Conferência do Clima da ONU e reforçou a necessidade de desenvolvimento sustentável e medidas globais para enfrentar a crise climática. “Estou feliz, tão feliz que, um dia, haverei de convencer o presidente dos EUA de que a questão climática é séria e de que o desenvolvimento verde é necessário”, afirmou.
O presidente também comentou sobre outros temas globais, como o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, e ressaltou a importância da cooperação entre países: “Em uma COP a gente não impõe nada, tudo tem que ser conversado. Não queremos impor nada, queremos dizer apenas: é possível”.
Apesar de a presidência da COP já ter apresentado um pacote inicial de propostas, ainda existem impasses entre os países sobre financiamento climático, lacunas nas metas, comércio e relatórios de transparência. Lula retornou a Belém nesta quarta para acompanhar de perto a reta final da conferência, que se encerra na sexta-feira (21).
Os Estados Unidos não enviaram representantes oficiais ao evento, após Trump ter retirado o país do Acordo de Paris, demonstrando desinteresse em participar das discussões que debatem mudanças climáticas. No entanto, participantes subnacionais e membros da sociedade civil americana estiveram presentes, incluindo o governador da Califórnia, Gavin Newsom, crítico assíduo do governo Trump.
Leia também:












Deixe um comentário