Nesta terça-feira (11), Belém será palco da Marcha Global Saúde e Clima durante a programação da COP30 e busca destacar a relação entre meio ambiente e bem-estar humano. A concentração será às 17h, na Embaixada dos Povos, com saída em direção à Zona Azul, no Parque da Cidade, onde são realizadas as reuniões oficiais da Conferência das Partes.
A Marcha Global Saúde e Clima representa a primeira grande mobilização do setor durante uma conferência climática no Brasil e busca dar visibilidade a um tema ainda pouco debatido nas negociações: os impactos diretos da crise climática sobre a saúde humana e do planeta.
Idealizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), a marcha conta com o apoio de diversas instituições, como Fiocruz, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Médicos pelo Clima, Médicos Sem Fronteiras, Instituto Ar, GTA, Avaaz, Coletivo Pororoka, 350.org Brasil, Global Climate & Health Alliance e Manas da Periferia.
O ato pretende chamar atenção para os impactos da crise climática na saúde física e mental da população, reforçando a mensagem de que “cuidar do clima é cuidar da saúde”. Profissionais da saúde e representantes da sociedade civil devem se reunir para defender a justiça climática e o direito de todos a viver em um planeta saudável.
Leia também:










Deixe um comentário