Na véspera da abertura oficial da COP 30, o movimento de chegada em Belém vem sendo intenso. Neste domingo, 9, dezenas de indígenas desembarcaram na capital paraense para participar da Cúpula dos Povos, evento programado para a Universidade Federal do Pará.
O grupo que já está em Belém vai ficar sediado na Escola de Aplicação da UFPA, o antigo NPI. Em contato com a reportagem do Estado do Pará Online (EPOL), a presidente da CUT Pará e integrante da Comissão Polícia da Cúpula dos Povos, Vera Paolini, explicou que a Escola é apenas um dos locais que vai receber os povos originários durante a Cúpula.
Na véspera da abertura oficial da COP 30, o movimento de chegada em Belém vem sendo intenso. Neste domingo, 9, dezenas de indígenas desembarcaram na capital paraense para participar da Cúpula dos Povos, evento programado para a Universidade Federal do Pará. pic.twitter.com/G3f4supwtf
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) November 9, 2025
A Cúpula dos Povos inicia na próxima quarta-feira, 12, com a Alvorada a remo, que terá 14 canoas nas águas do Rio Guamá, às 6h. Mais tarde, outras 250 embarcações fazem a entrada da Cúpula dos Povos pelas águas. A saída do cortejo será da UFPA e outros três portos da região.
A estimativa é que mais de 10 mil pessoas participem da Cúpula dos Povos, que segue até o dia 16 de novembro com o encerramento previsto para a Praça da República, no centro de Belém.
Leia também:










Deixe um comentário