Confirmado: Ursula Vidal é a vice de Igor Normando para prefeitura de Belém

A indicação de Ursula Vidal já havia sido noticiada anteriormente pelo portal, quando, em 4 de junho, ela anunciou sua saída do cargo de titular da Secretaria de Cultura do Estado do Pará.

Foto: Arquivo pessoal

Ursula Vidal (União Brasil) será a vice-prefeita na chapa de Igor Normando (MDB) para as eleições municipais deste ano em Belém. A confirmação veio fontes do Portal Estado do Pará Online nesta segunda-feira (15).

A filiação de Ursula ao União Brasil, como anunciado pelo portal, foi justamente para oferecer seu nome como vice em um acordo com Helder Barbalho (MDB) e Lula (PT).

Em sua trajetória política, Ursula sempre foi alinhada à esquerda, o que reforça o público que fará o enfrentamento com Éder Mauro (PL). Essa estratégia visa tirar votos e enfraquecer a candidatura de Edmilson Rodrigues (Psol). Essa articulação foi conduzida por Helder Barbalho, Celso Sabino e Lula, conforme informado em primeira mão e de forma exclusiva pelo portal.

A indicação de Ursula Vidal já havia sido noticiada anteriormente pelo portal, quando, em 4 de junho, ela anunciou sua saída do cargo de titular da Secretaria de Cultura do Estado do Pará.

Conservadores

Segundo apurado pelo Portal Estado do Pará Online, os membros da Igreja Quadrangular chegaram a oferecer Patrícia Queiroz (PSC) como vice de Igor Normando. Patrícia, missionária evangélica e cantora gospel, foi candidata nas eleições municipais de 2020 em chapa liderada pelo deputado federal José Priante (MDB). No entanto, seu nome teria sido rejeitado por Helder Barbalho, que optou por Ursula Vidal.

Olhar ambiental

Ursula foi escolhida, entre outros motivos, por conta da COP 30, que acontecerá em Belém em novembro do ano que vem. Ursula tem uma trajetória e um discurso socioambiental, diferentemente de Patrícia, que possui uma pauta mais moralista e conservadora.

“Ursula Vidal agrega mais ao público de esquerda, o que é estratégico para fazer o enfrentamento com Éder Mauro (PL), que é mais de direita e possui um discurso mais anti-Lula e anti-esquerda, apesar de também ter algumas pautas moralistas”, declarou a fonte ligada ao staff político que informou nossa redação.

Ursula Vidal ocupou a posição de secretária de Cultura desde janeiro de 2019. Em 2022, afastou-se para concorrer às eleições como deputada federal e retornou à pasta em 1º de fevereiro de 2023. Agora, ela se junta à campanha de Igor Normando na disputa pela prefeitura de Belém, trazendo sua experiência administrativa e visão cultural para a chapa.

Leia também: