O Remo segue vivo na briga pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Após a 25ª rodada da Série B, o time azulino acumula 38 pontos e ocupa a quinta posição na tabela. Mas afinal, quantos pontos o Filho da Glória e do Triunfo precisa para voltar à elite?
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pontuação mínima que começa a oferecer chances reais de acesso é 54. Com esse número, a probabilidade ainda é tímida: apenas 0,7%.
O cenário muda a partir dos 57 pontos, que oferecem 30% de possibilidade. A barreira dos 60 é considerada a “linha de corte”, garantindo quase 90% de chances. Já com 63 pontos, o acesso se torna praticamente certo, alcançando 99,6%.
Na projeção atual, o Clube de Periçá tem 18% de chance de conquistar o retorno à primeira divisão. O índice é praticamente o mesmo do Athletico-PR, quinto colocado no ranking de chances, e pouco acima de Cuiabá (17,1%) e Novorizontino (12,5%).
O líder Coritiba é quem mais se aproxima da vaga, com 89,8% de probabilidade, seguido por Goiás (72,5%), Criciúma (71,4%) e Chapecoense (59%). Com 13 rodadas ainda pela frente, o desafio do Remo será reconquistar a regularidade e transformar os cálculos em realidade dentro de campo.
Deixe um comentário