Vídeo: condições duvidosas de higiene em abatedouro chama atenção em Muaná

Sem refrigeração nem paredes, o gado é manipulado no chão.

Homens manipulando gado no chão
Reprodução/Internet

Um vídeo que circula na internet mostra um abatedouro de bovinos em condições de higiene questionáveis, chamando a atenção para a falta de estrutura adequada. As imagens revelam um ambiente que se assemelha ao quintal de uma casa, onde os bois são abatidos no chão de cimento e manipulados por trabalhadores sem equipamentos de proteção individual, exceto por botas. O local não tem refrigeração e nem mesmo paredes, com evidente presença de lama e árvores ao fundo.

De acordo com informações obtidas pelo portal, o estabelecimento estaria sob responsabilidade da Secretaria de Agricultura do município de Muaná. Entramos em contato com a prefeitura e o Ministério Público para esclarecimentos e aguardamos retorno sobre as medidas que serão tomadas.

De acordo com o Ministério Público, já foram feitas denúncias das condições de higiene do local pela vereadora Enilza Lobato (MDB). A gestão municipal informou, em junho de 2023, que farias as reformas necessárias no local no prazo de um ano. Confira a nota na íntegra:

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Promotor de Justiça de Muaná Luiz Gustavo Quadros, informa que há um inquérito civil instaurado, a partir de denúncias, como a da vereadora Enilza Lobato, para acompanhar a situação do abatedouro de bovinos de Muaná. No âmbito do procedimento, o MPPA realizou vistoria no local.

Além disso, a Prefeitura de Muaná foi notificada, bem como houve reunião no dia 28 de junho de 2023 entre a Promotoria de Justiça e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre as providências para a higienização do abatedouro. Na ocasião, a gestão municipal informou que, no prazo de 360 dias, serão realizadas reformas no espaço.

MPPA

Leia também: