Concurso de Quadrilhas 2024: Prefeitura de Belém convoca grupos culturais

As inscrições são online e estarão abertas até a próxima sexta-feira, 31 de maio.

Foto: Juliana Miranda / Fumbel

A Prefeitura de Belém, através da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), abriu o edital para o Concurso Oficial de Quadrilhas 2024, convocando grupos parafolclóricos, de toada, carimbó, bumbás, além de cordões de bichos e pássaros juninos para o credenciamento.

O edital 003/2024, que visa premiar quadrilhas, misses e outros grupos culturais habilitados, está disponível no site da Fumbel. As inscrições são online e estarão abertas até a próxima sexta-feira, 31 de maio. Podem participar tanto pessoas físicas quanto jurídicas, e os candidatos podem inscrever propostas como representantes de grupos ou coletivos culturais não formalizados. É necessário ler o edital e enviar todos os documentos exigidos em formato PDF para o e-mail do concurso: concursoquadrilhaemisses.2024@gmail.com.

O concurso premiará 44 propostas juninas, incluindo 36 grupos de quadrilhas habilitados, quatro misses, um marcador, um coreógrafo, um estilista e um autor de música paraense. As apresentações ocorrerão em duas fases: a primeira de 13 a 16 de junho, com caráter eliminatório, e a segunda de 20 a 22 de junho. A apuração será nos dias 18 e 23 de junho, com a premiação no dia 23.

O edital abrange diversas categorias, como Quadrilha Junina, Misses (Caipira, Simpatia, Negritude e LGBTQIA+), Marcador, Coreógrafo, Estilista e Autor da Música Paraense. Os participantes devem residir em Belém ou seus distritos e atender às categorias estabelecidas no edital. Os valores da premiação estão detalhados no documento disponível no site da Fumbel.

Credenciamento para outras atrações culturais

Além do concurso junino, a Fumbel está selecionando grupos culturais como Pássaros Juninos, Cordões de Bichos, grupos parafolclóricos, de Carimbó, Boi-Bumbá e toadas através do Edital de Credenciamento Artístico 004/2023. Este edital faz parte das ações de fomento cultural da Fumbel, visando enriquecer a cena cultural de Belém.

Os interessados devem acessar o edital de credenciamento artístico no site da fundação, preencher o formulário e anexar os documentos solicitados. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem se inscrever. Serão selecionados 71 grupos, incluindo Pássaros Juninos, Cordões de Bichos, grupos parafolclóricos, de Carimbó, Boi-Bumbá e toadas.

Sobre o edital 004/2023 de credenciamento artístico

Além dos grupos juninos, o edital de credenciamento abrange diversas categorias artísticas, incluindo Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Literatura, Audiovisual, Arte Digital, Design, Moda, Cultura Alimentar, Cultura Popular, Cultura Afro-Brasileira, Povos Originários, Patrimônio Cultural Imaterial, Expressões Corporais e Coreográficas e Artesanato.

Artistas e grupos culturais que realizarem o credenciamento poderão ser contratados para eventos culturais promovidos pela administração municipal, tanto no calendário anual quanto em eventos futuros, como os relacionados à COP-30 em 2025.

Leia também: