A nova comporta instalada no canal do Parque Linear da Nova Doca, em Belém, provou ser eficaz ao impedir alagamentos na avenida Visconde de Souza Franco e áreas adjacentes durante o fim de semana e na segunda-feira (31). Após as marés atingirem níveis significativos, alcançando até 3,6 metros, algumas áreas historicamente afetadas permaneceram secas.
A avenida Marechal Hermes e as ruas Municipalidade e Gaspar Viana, que costumavam sofrer com inundações, não foram afetadas pelo avanço da água da Baía do Guajará sobre as vias. Além da comporta, o projeto inclui um sistema de bombeamento de água para a baía, que será ativado durante chuvas fortes e maré alta para evitar alagamentos.
As obras da Nova Doca já atingiram 70% de conclusão e vão além da solução para os alagamentos. O projeto ambicioso inclui a construção do Parque Linear, a reconstrução completa do canal, o aumento da área verde com o plantio e transplante de cerca de 180 árvores, uma academia ao ar livre, e a implementação de um sistema sustentável para a decomposição de matéria orgânica na água do canal.
Além disso, há obras de saneamento com a instalação de tubulação de esgoto conectada à Estação de Tratamento de Esgoto do Una. A Nova Doca é uma das cerca de 30 obras do Governo do Pará que preparam a cidade de Belém para a Conferência das Partes (COP 30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025.
Leia também:
Deixe um comentário