A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, vistoriaram nesta terça-feira (23) as obras do Parque da Cidade e da Vila COP30, além de hotéis e imóveis particulares que irão receber participantes da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, em Belém.
Também acompanharam a agenda a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, e o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Durante a visita, Rui Costa percorreu as estruturas das zonas Azul (Blue Zone) e Verde (Green Zone), espaços principais de debates e negociações da conferência, e destacou o Centro Gastronômico do Parque da Cidade. “Aqui é o ‘palácio da refeição’, que vai concentrar os principais restaurantes da COP30. O mais importante é que esse equipamento ficará como patrimônio de Belém, fomentando o turismo e a realização de grandes eventos”, afirmou.
Hana Ghassan ressaltou a proximidade da conclusão dos trabalhos. “É uma alegria ver que aquilo que foi planejado está se concretizando. Tudo está quase pronto para receber o mundo inteiro”, disse a vice-governadora, que preside o Comitê Estadual da COP30.

Hospedagem em foco
A comitiva também conferiu a Vila COP30, que está 91% concluída e contará com 405 suítes destinadas a líderes, delegados e autoridades. Após o evento, o espaço será adaptado para sede administrativa do governo estadual.
O grupo passou ainda pelo hotel Vila Galé, onde parte da equipe de funcionários foi capacitada por meio do programa estadual Capacita COP30, e visitou imóveis disponibilizados em plataformas de aluguel por temporada.
Na quarta-feira (24), Rui Costa seguirá para o Porto de Outeiro, onde ficarão dois navios de cruzeiro que funcionarão como hotéis flutuantes durante a conferência. A comitiva também concederá entrevista coletiva à imprensa por volta do meio-dia.
Leia também:
Deixe um comentário