Uma das novidades do calendário do futebol brasileiro em 2026 deve ser o retorno da Copa Norte, segundo revelado pelo presidente da Federação Goiana de Futebol, Ronei Freitas, em entrevista à Rádio Bandeirantes de Goiânia. Caso isso seja confirmado nesta quarta-feira, 1º de outubro, quando será divulgado o calendário, o torneio volta a ser disputado após quase 25 anos.
A última edição da Copa Norte aconteceu em 2002. Na época, aquele era o sexto ano do torneio no calendário do futebol brasileiro. A primeira edição foi em 1997, que terminou com o Rio Branco do Acre como campeão.
Em termos de conquistas, o São Raimundo do Amazonas é o maior campeão, com três títulos. Com apenas um troféu na galera, estão: Rio Branco do Acre, Sampaio Corrêa, do Maranhão, e o Paysandu. Aliás, a equipe bicolor foi a última a levantar a taça da Copa Norte.
2002
Na última edição do torneio, o Paysandu levantou a taça, dando sequência a uma época mágica do clube. A conquista da Copa Norte proporcionou ao Papão a disputa da Copa do Campeões, vencida no mesmo ano e que levou o clube à Conmebol Libertadores 2003.
Em 2002, o Paysandu integrou o Grupo B da Copa Norte ao lado de Independente e São José, ambos do Amapá, e do rival Remo.
Na primeira fase, o Papão liderou com 12 pontos e o Leão ficou em segundo com 11 pontos. As duas equipes avançaram à segunda fase. No Grupo F, o Paysandu voltou a somar 12 pontos, liderou a chave e ficou com a vaga na final do torneio.
Já na decisão contra o tricampeão São Raimundo de Manaus, o Paysandu venceu o primeiro jogo por 1 a 0 no Amazonas, com gol marcado por Zé Augusto. Na volta, em Belém, no Estádio da Curuzu, nova vitória bicolor: 3 a 0 com gol de Lecheva, duas vezes, e Sandro Goiano.
Deixe um comentário