Belém deu um passo importante no fortalecimento da Defesa Civil Municipal. Na última quarta-feira (9), cerca de 200 novos voluntários foram certificados em cerimônia no Complexo Aldeia Amazônica, na Pedreira. A ação integra o plano de prevenção e resposta a desastres da capital.
Além da entrega dos certificados, a Prefeitura apresentou reforços na estrutura da Defesa Civil: uma nova viatura e materiais de sinalização que vão garantir mais agilidade e segurança no atendimento de ocorrências em campo.
“Hoje, ao certificarmos 200 voluntários treinados e entregarmos uma nova viatura e materiais de sinalização à Defesa Civil de Belém, estamos concretizando nosso compromisso de zelar pela comunidade: reforçamos a estrutura operacional para garantir respostas mais rápidas, eficientes e seguras em situações de risco”, afirmou o prefeito Igor Normando.
A formação qualifica moradores para atuar em situações como enchentes, deslizamentos e outros riscos. O grupo também será mobilizado em grandes eventos, como o Círio de Nazaré e a Conferência do Clima da ONU (COP30), que ocorrerá em Belém.
Para o superintendente da Defesa Civil de Belém, Vitor Magalhães, a entrega marca um avanço na cultura de prevenção na cidade. “É um momento histórico para a Defesa Civil. Estamos unindo tecnologia, estrutura e, principalmente, capital humano qualificado. Os voluntários certificados hoje serão multiplicadores da cultura de prevenção em suas comunidades.”
A ação também tem impacto direto no cotidiano dos bairros, como ressaltou Rafael Augusto Lopes, bombeiro civil e agora voluntário. “Essa iniciativa é muito importante, algo que não tinha nos anos anteriores. Agora passamos a ir nas casas das pessoas, compartilhando informações e prevenção. Essa visibilidade permite que a gente possa conscientizar a população, informar e ajudar a diminuir os acidentes.”
Com mais de 26 anos de atuação, a voluntária Vânia Ferreira também reforçou a importância da preparação. Ela destacou o papel histórico dos voluntários e a necessidade de fortalecer as ações preventivas para a COP30.
Com a ampliação da rede e o reforço da estrutura, Belém se antecipa a emergências e avança no compromisso com a proteção das comunidades, combinando capacitação, presença e resposta rápida.
Deixe um comentário