Com 3 anos em obras e 1 e meio de atraso, novo PSM de Belém é inaugurado

O novo pronto-socorro visa atender moradores de toda a Grande Belém e, especialmente, das áreas próximas. A expectativa é que mais de um milhão e meio de pessoas possam ser atendidas.

Fachada do novo pronto socorro
Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Neste sábado (18), será inaugurado o novo pronto-socorro da Augusto Montenegro. A placa colocada pelo Governo do Pará no canteiro de construção marcava o início da obra em julho de 2021 e deveria ser entregue em até 18 meses, ou seja, em janeiro de 2023. No entanto, será entregue apenas neste sábado, com um ano e meio de atraso.

A foto acima foi feita no dia 26 de julho de 2023. Nela é possível ver que a obra estava atrasada.

O Governo do Pará promete que o complexo de saúde será o mais moderno do país e o maior da Região Metropolitana. A nova unidade contará com 115 leitos, incluindo leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura de urgência e emergência terá 12 boxes adultos e 12 infantis, além de uma sala vermelha com leitos para adultos e crianças, um isolamento adulto, dois infantis e seis salas de cirurgia. Durante o período inicial, o pronto-socorro atenderá casos gerais de pediatria.

O novo pronto-socorro visa atender moradores de toda a Grande Belém e, especialmente, das áreas próximas, como os bairros do Bengui, Mangueirão, e os distritos de Icoaraci e Outeiro. A expectativa é que mais de um milhão e meio de pessoas possam ser atendidas na nova unidade de saúde.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Estrutura

Com 28 mil metros quadrados de área construída, o pronto-socorro foi projetado para funcionar 24 horas por dia, oferecendo atendimento de urgência e emergência. Inicialmente, a unidade atenderá pacientes de média complexidade em pediatria. Como suporte, o hospital contará com o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), disponibilizando exames como tomografia, raio-X, ultrassonografia, eletrocardiograma, entre outros. Também haverá laboratório de análises clínicas e patológicas, serviços de farmácia, nutrição e dietética, e uma agência transfusional.

Além dos serviços de urgência e emergência, a nova unidade contará, em uma segunda fase, com uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental/Psiquiatria (Urep). Esta unidade anexa ao prédio principal tem como objetivo integrar a assistência psiquiátrica com a assistência médica geral, oferecendo atendimento a pessoas com transtornos mentais e necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Leia também: