Círio 2025: Traslado de Nossa Senhora de Nazaré é cercado de homenagens e emoção - Estado do Pará Online

Círio 2025: Traslado de Nossa Senhora de Nazaré é cercado de homenagens e emoção

Romaria segue ao longo da tarde desta sexta-feira, 10, em direção ao Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua.

Foto: Victor Farcun

A primeira parte do Traslado da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi cercada de homenagens e emoção dos fiéis durante o trajeto de mais de 50 quilômetros entre Belém – Ananindeua. A Berlinda deixou a Basílica Santuário por volta de 8h da manhã desta sexta-feira, 10, e tem chegada prevista para a noite de hoje ao Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua.

A saída da Basílica Santuário foi cercada de emoção. Centenas de fiéis acompanharam o momento na Praça Santuário e no entorno da Avenida Nazaré.

Mais adiante, a primeira homenagem em frente ao Hospital Ophir Loyola. Naquele momento, a imagem peregrina foi retirada da Berlinda pelo Arcebispo de Belém, Dom Júlio Akamine, e levada ao encontro dos fiéis que estavam acompanhando a passagem em frente ao hospital.

Já na Avenida Almirante Barroso, mais homenagens. Em frente ao Estádio Banpará Curuzu, o Paysandu celebrou a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré com um café da manhã servido aos romeiros.

Outra parada foi em frente ao Colégio Militar de Belém, próximo ao Entroncamento. A passagem pelo colégio foi celebrada com música, com a banda e o coral da instituição homenageando Nossa Senhora de Nazaré.

Ananindeua

A chegada ao município de Ananindeua aconteceu por volta das 10h50 da manhã. A primeira parada foi em frente ao Shopping Castanheira, quando o prefeito da cidade, Doutor Daniel Santos (PSB-PA), levou a imagem peregrina ao encontro do fiéis que estavam no local.

Ainda na BR-316, a pausa para o almoço aconteceu por volta de 11h45 na Universidade da Amazônia (UNAMA). Com homenagens, centenas de pessoas aguardavam a chegada da imagem peregrina ao local. A pausa na Unama deve durar por volta de 1h. Em seguida, será retomado o trajeto em direção ao Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua.

Emoção

O Círio 2025 é o primeiro de Dom Júlio Akamine como Arcebispo Metropolitano de Belém. Bastante emocionado, o bispo acompanhou o traslado dentro do carro oficial da Polícia Rodoviária Federal, onde estava a Berlinda com a imagem peregrina.

Dom Júlio, que assumiu a Arquidiocese de Belém no início de agosto após a saída de Dom Alberto Taveira, por conta da idade – 75 anos -, como previsto no Código de Direito Canônico, deixou o veículo somente nos momentos em que a romaria parava para retirar a imagem da Berlinda durante as homenagens.