O Cine Líbero Luxardo, localizado no Centur em Belém, será o palco da 6ª edição do Festival Internacional de Filme Etnográfico do Pará (Fifep), que ocorrerá de 17 a 20 de outubro. A entrada é gratuita e as exibições começam às 20h, seguidas de debates com cineastas e pesquisadores. Vale lembrar que não será permitido consumir alimentos ou bebidas na sala.
Este ano, o festival homenageia os 50 anos do filme “Iracema: Uma Transa Amazônica”, uma obra premiada nacional e internacionalmente, que destaca a atriz paraense Edna de Cássia Cereja, reconhecida como a primeira atriz de descendência indígena no Brasil. Em 1980, Edna recebeu o Troféu Candango de Melhor Atriz no Festival de Cinema Brasileiro de Brasília.
Programação do festival
A abertura, no dia 17, contará com homenagens a “Iracema” e a exibição de “Curupira e a Máquina do Destino”, de Janaína Wagner. No dia seguinte, serão apresentados curtas-metragens da Residência Cinematográfica, além de “Era uma vez Iracema” e “Ainda uma vez Iracema”, de Jorge Bodanzky.
No sábado, será exibida a versão remasterizada em 4K de “Iracema”, seguida de um bate-papo com Edna Cereja e Jorge Bodanzky, além de outros convidados. O encerramento, no dia 20, trará a estreia do documentário “Edna: 50 anos depois de Iracema”, seguido de uma conversa com seu diretor, Alessandro Campos, e outros participantes.
Objetivos do festival
Alessandro Campos, organizador do evento, destaca que o Fifep tem se fortalecido ao longo dos anos, promovendo a diversidade e a preservação ambiental através do cinema. Ele ressalta o crescente interesse do público por filmes etnográficos, que têm atraído plateias lotadas. “Ver as pessoas debatendo os filmes após as exibições é nossa maior recompensa”, afirma Campos.
Programação completa:
17/10 (quinta-feira) – 20h
- Exibição de “Curupira e a Máquina do Destino”, de Janaína Wagner.
- Debate com Janaína Wagner, Jorge Bodanzky, Orlando Maneschy e Luís Adriano Daminello.
18/10 (sexta-feira) – 20h
- Exibição dos curtas da IV Residência Cinematográfica.
- Exibições de “Era uma vez Iracema” e “Ainda uma vez Iracema”, de Jorge Bodanzky.
- Debate com Jorge Bodanzky, Janaína Wagner, Edna de Cássia Cereja e outros.
19/10 (sábado) – 20h
- Exibição da versão remasterizada em 4K de “Iracema: Uma Transa Amazônica”.
- Debate com Jorge Bodanzky, Edna de Cássia Cereja e outros convidados.
20/10 (domingo) – 20h
Leia também:
Deixe um comentário