Um ciberataque recente a um sistema de check-in e embarque causou grandes transtornos em diversos aeroportos da Europa neste sábado (20). A interrupção afetou as operações em importantes terminais aéreos, incluindo o movimentado Aeroporto de Heathrow, em Londres.
O provedor de tecnologia atingido foi a Collins Aerospace, uma subsidiária da RTX Corp., que oferece software utilizado globalmente para procedimentos como check-in automático e despacho de bagagens.
A empresa confirmou a interrupção cibernética em seu sistema, que gerou atrasos e cancelamentos em pelo menos três aeroportos europeus. Apesar da gravidade, o ataque foi limitado aos serviços eletrônicos, sendo possível realizar os procedimentos manualmente.
Além de Londres, os aeroportos de Berlim e Bruxelas também relataram problemas em seus serviços de passageiros. Em ambos os casos, as conexões foram cortadas como medida de segurança, e os terminais aconselharam os viajantes a verificarem o status de seus voos.
Em Bruxelas, o ataque obrigou o uso de procedimentos manuais, resultando no cancelamento de 10 voos e no atraso de 17. As autoridades aeroportuárias reforçaram a orientação para que os passageiros consultem as companhias aéreas antes de se deslocarem.
O impacto do ataque não foi sentido de forma uniforme, já que aeroportos importantes como os de Frankfurt e Zurique não foram afetados. O incidente ocorre um dia após o aeroporto de São Petersburgo, na Rússia, também ter seu site hackeado.
Leia também:
Deixe um comentário