O chef paraense Saulo Jennings, proprietário do restaurante Casa do Saulo, revelou que recusou um convite da realeza britânica para cozinhar no Earthshot Prize 2025, premiação ambiental idealizada pelo príncipe William, que acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro. O convite previa a preparação de um jantar para cerca de 700 convidados.
Em 2023, Saulo preparou um banquete para o rei Charles III, no Palácio de Buckingham, com pratos que incluíam ingredientes típicos da Amazônia, como tucupi, ervas regionais e peixes. Na ocasião, o menu foi bem aceito pelo monarca, que, ao comer, aprovou com um sorriso.
Desta vez, porém, o chef foi surpreendido por uma exigência quanto ao cardápio: que fosse 100% vegano. Jennings chegou a perguntar se os 700 convidados eram veganos ou se o pedido tinha outra motivação.
Após muitas conversas e até uma tentativa de negociação por parte do chef, que sugeriu incluir de 10% a 20% de ingredientes como peixe no cardápio, a solicitação permaneceu inflexível. Diante disso, Saulo decidiu recusar o convite.
O chef explicou que a decisão não se trata da sua capacidade de preparar um menu vegano. “É sobre missão. O meu propósito é levar culinária da Amazônia onde eu puder, e a culinária da Amazônia é tudo o que vem dos rios e da floresta, incluindo o peixe”, defendeu. Para ele, o pedido revela um possível medo e preconceito em relação à comida amazônica.
Com a recusa de Saulo Jennings, a chef carioca Tati Lund ficou responsável pelo jantar do Earthshot Prize 2025. Lund é nutricionista e proprietária do Org Bistrô, especializado em culinária vegetariana e eleito um dos melhores do Brasil.
Leia também:
Deixe um comentário