Cerca de 5 mil filhotes de tartaruga e tracajás são soltos em Itupiranga

A soltura foi acompanhada de perto por dezenas de crianças e adultos da Vila Saúde, área rural de Itupiranga.

Tartarugas sendo soltas na areia
Reprodução/Divulgação Ideflor-bio

Um grupo de cerca de 5 mil filhotes de tartarugas-da-amazônia e tracajás ganharam liberdade nesta quarta-feira, 21, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago de Tucuruí. A soltura foi acompanhada de perto por dezenas de crianças e adultos da Vila Saúde, área rural de Itupiranga, município da região sudeste paraense, que puderam contribuir diretamente para o povoamento das espécies no rio Tocantins. Confira o momento da soltura:

O público também teve a chance de participar de uma palestra educativa sobre a importância dos quelônios nos ecossistemas aquáticos, visando conscientizar sobre a necessidade de preservar esses animais.

A iniciativa recebeu apoio da comunidade e parceiros do projeto, que já estão se preparando para a próxima edição, marcada para 25 de fevereiro, às 8h, na Base da Vila Tauiry, em Itupiranga. Todos estão convidados a participar desse ato simbólico em prol da vida e da preservação ambiental.

O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, destaca que a participação das crianças e adultos na soltura dos filhotes de tartarugas-da-amazônia e tracajás é um momento de aprendizado e sensibilização para a conservação da natureza, contribuindo para garantir a continuidade dessas espécies.

Essa iniciativa integra o projeto “Quelônios do Sudeste do Pará”, liderado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Núcleo de Educação Ambiental (Neam), em colaboração com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Eletrobrás Eletronorte, Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM) e Prefeitura de Itupiranga.

Leia também: