O Ministro do Turismo, Celso Sabino (União), foi nomeado na noite desta quinta-feira (14) como presidente do Conselho Executivo da ONU de Turismo, em eleição realizada durante a 122ª Reunião do Conselho, em Cartagena, Colômbia.
Sabino é o primeiro brasileiro a liderar o alto órgão da ONU Turismo desde sua criação em 1975. A eleição, que contou com 35 votantes, foi disputada com uma representante do Barém, consolidando a posição do Brasil no mais alto posto de decisão estratégica no setor de turismo mundial.
Com mandato de um ano, Sabino será responsável por liderar as decisões do conselho em áreas fundamentais, como atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade e a integração do setor com as pautas de mudanças climáticas e digitalização.
A nomeação ocorre em um momento em que o Brasil se destaca no cenário internacional com eventos de grande importância, como a reunião do BRICS e a COP 30, que acontecerá em Belém (PA), cidade natal do ministro, e reunirá lideranças globais para discussões sobre mudanças climáticas.
“Me sinto honrado em assumir essa missão em uma entidade tão importante para o setor do turismo. Acredito que a escolha é resultado dos excelentes números que temos obtido no turismo brasileiro, bem como da união dos países da América do Sul em busca de um protagonismo maior no cenário internacional”, declarou Sabino.
| Com informações de Lívia Nascimento / ASCOM Ministério do Turismo
Leia também:
Deixe um comentário