CBF prevê estreia do impedimento semiautomático no futebol brasileiro em 2026 - Estado do Pará Online

CBF prevê estreia do impedimento semiautomático no futebol brasileiro em 2026

Presidente Samir Xaud afirma que ano será de transição e anuncia avanços no fair play financeiro

Rafael Ribeiro / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prepara o terreno para modernizar a arbitragem no país. O presidente da entidade, Samir Xaud, afirmou nesta quarta-feira (30) que o impedimento semiautomático deve começar a ser usado no futebol brasileiro já a partir de 2026.

A declaração foi feita durante o lançamento do calendário nacional do futebol profissional masculino para a temporada de 2026, realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Segundo Xaud, a adoção da ferramenta será um marco tecnológico no esporte nacional, mas ainda dentro de um período de adaptação.

“2026 ainda será um ano de transição. Toda caminhada precisa de um primeiro passo, que está sendo dado hoje. Estamos finalizando os estudos para a implantação do impedimento semiautomático no futebol brasileiro já para 2026”, disse o dirigente.

O anúncio faz parte de um pacote de medidas que visam modernizar a gestão do futebol no país. Entre elas, está o avanço na criação de um sistema de fair play financeiro, que pretende impor regras claras para os clubes manterem suas finanças equilibradas.

“Os estudos para o fair play financeiro estão em estágio avançado e em novembro vamos anunciar as regras para o novo sistema de sustentabilidade financeira no futebol brasileiro. Um passo essencial para garantir mais equilíbrio e sustentabilidade para os clubes”, completou Xaud.

O evento contou ainda com a participação do diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, responsável por detalhar as mudanças no calendário. A entidade apresentou também um planejamento estendido até 2029, com a promessa de oferecer maior previsibilidade às competições nacionais.

Leia Mais: