A Copa Norte está de volta ao calendário do futebol brasileiro em 2026. A CBF anunciou a inclusão do torneio como parte da Copa Verde. Além disso, a Copa Centro-oeste volta a ser disputada com a inclusão de equipes do Espírito Santo. A competição será disputada de 25 de março a 7 de junho.
Ao todo, 24clubes vão disputar o torneio, dividido nas fases regionais. Os campeões de cada chave, garantem vaga na 3ª fase da Copa do Brasil do ano seguinte.
Na Copa Norte, serão dois grupos (A e B), enquanto que na Copa Centro-oeste serão outras duas chaves (C e D). A semifinal, dentro de cada grupo, será considerada como final, valendo as vagas na Copa do Brasil e, o consequente, título regional. Os dois campeões, decidem a Copa Verde.
A última edição da Copa Norte aconteceu em 2002. Na ocasião, o Paysandu foi o campeão, sendo o único título de um clube paraense. A conquista do tornei abriu caminho para o Papão disputar a Copa dos Campeões, vencido no mesmo ano, e a consequente disputa da Conmebol Libertadores em 2003. Entre 1997 e 2002, o São Raimundo de Manaus foi o maior vencedor do torneio, com três conquistas.
Critério de disputa:
- 12 vagas para os campeões estaduais de 2025;
- 10 vagas para os vices ou torneios seletivos;
- 2 vagas pelo ranking de clubes.
Leia também:
Deixe um comentário