No último sábado (27), a Escolas de Samba Associadas (ESA) promoveu no Museu de Arte de Belém (MABE) o lançamento do tema único do Carnaval 2025: “Amazônia”. Este anúncio marca um compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental, em sintonia com o contexto internacional, uma vez que o Pará sediará a COP-30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
O presidente da ESA, Fernando Guga Gomes, destacou a importância dessa escolha: “Sediaremos aquela intitulada como a COP da floresta, então onde um estado todo se mobiliza para receber o maior evento de debate climático do mundo, as escolas de samba como fazedoras de cultura local, não poderiam ir na contramão disso. Nosso objetivo é mostrar ao mundo as possibilidades de uma carnaval sustentável, um carnaval com bioeconomia, cadeia produtiva, geração de renda e empregos e tudo isso comprometidos com o meio ambiente e a preservação.”
O “Carnaval Sustentável de Belém” é uma iniciativa que começou em 2023, com o propósito de desenvolver uma cadeia produtiva nas escolas de samba, alinhada aos princípios da sustentabilidade. Em 2025, a população de Belém terá a oportunidade de vivenciar um espetáculo carnavalesco que abordará as diversas facetas da Amazônia, desde aspectos científicos e culturais até questões de misticismo e preservação.
Com o olhar do mundo voltado para a Amazônia em 2025, o estado do Pará assumirá um papel central como anfitrião da COP-30. As escolas de samba de Belém, apoiadas pela Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult), Fundação Cultural de Belém (Fumbel) e outros órgãos, já estão engajadas no processo de construção e realização do “Carnaval Sustentável de Belém” no próximo ano.
Leia também:
Deixe um comentário