Caravana Brasil Sem Fome chega ao Pará para fortalecer políticas de segurança alimentar

Durante os dias 18 e 19 de abril, serão realizados eventos em Belém e em duas cidades da Ilha de Marajó, incluindo reuniões com a sociedade civil, atendimentos para gestores e técnicos, cerimônias de assinatura de parcerias e visitas a territórios quilombolas.

Mãos
Lyon Santos/ MDS

Nesta quinta-feira (18), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em conjunto com diversos órgãos do Governo Federal, traz ao Pará a Caravana Brasil Sem Fome. Este evento integra a estratégia de articulação do Plano Brasil Sem Fome (PBSF), visando promover a segurança alimentar e nutricional em todo o país.

A Caravana Brasil Sem Fome tem como foco principal a integração entre os governos Federal, estadual e municipal, além de promover espaços de diálogo e interação com a sociedade civil. As atividades planejadas buscam mobilizar a comunidade na elaboração de políticas alimentares que atendam às necessidades locais.

O Plano Brasil Sem Fome, coordenado pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), concentra ações e programas de 24 ministérios em três eixos principais: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; alimentação adequada e saudável, da produção ao consumo; e mobilização para o combate à fome.

Durante os dias 18 e 19 de abril, serão realizados eventos em Belém e em duas cidades da Ilha de Marajó, incluindo reuniões com a sociedade civil, atendimentos para gestores e técnicos, cerimônias de assinatura de parcerias e visitas a territórios quilombolas.

Segundo o ministro Wellington Dias, titular do MDS, o Plano Brasil Sem Fome contempla aproximadamente 80 medidas para promover o acesso à renda, à cidadania e à alimentação adequada para toda a população brasileira. O objetivo é tirar o Brasil do Mapa da Fome, conforme destacou o ministro.

A Caravana também tem como objetivo articular as ações do Plano Brasil Sem Fome com as estratégias de combate à fome dos estados e pactuar compromissos para alcançar as metas estabelecidas, fortalecendo o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Além disso, busca-se ouvir a sociedade civil sobre as principais demandas da região.

Esta é a segunda Caravana Brasil Sem Fome, seguindo o evento realizado em Alagoas em novembro de 2023. Desta vez, a mobilização chega ao Pará, com foco nos municípios da Ilha de Marajó.

Confira a programação:

18 de abril
9h-12h – Reunião técnica com gestores e sociedade civil
9h-13h – Balcões de atendimento/ Espaço tira dúvidas
14h-16h – Cerimônia de abertura com participação de autoridades nacionais, estaduais e municipais de assistência social, saúde, educação, agricultura e meio ambiente, Caisans e Conseas estaduais e municipais, equipes técnicas ministeriais e organizações da sociedade civil
16h30 – Coletiva de imprensa com o governador do Pará e com os ministros do Governo Federal
Local (todas as agendas): Hangar, Centro de Convenções. Belém, Pará

19 de abril
8h-11h – Visitas das autoridades aos territórios quilombolas Boa Vista e Vila União Campinas para inauguração de cisterna implementada pelo Programa Cisternas nas Escolas e assinatura de contratos com cooperativas para compra com doação simultânea PAA/CONAB/MDS
Local: Salvaterra, Ilha de Marajó, Pará

11h às 12h30 – Cerimônia com anúncios e entregas do Plano Brasil Sem Fome
Local: Ginásio de Esportes Abel Nunes Figueiredo, Soure, Ilha de Marajó, Pará

18 a 20 de abril
Atividades de formação das entidades sobre o registro geral da atividade pesqueira e oficinas
Local: Melagaço, Ilha de Marajó, Pará

Leia também: