Cantora viraliza com música denunciando abuso infantil no Marajó

A apresentação foi feita no programa "Dom Reality", que é um show de talentos da indústria gospel.

ribeirinho de um lado e cantora Ayme de outro
Reprodução / Internet

No último sábado (17), a cantora gospel paraense Aymeê Rocha viralizou com sua música “Evangelho de Fariseus”. A apresentação foi feita no programa “Dom Reality”, que é um reality show gospel voltado para descobrir novos talentos.

A canção citou as explorações sexuais de crianças que acontecem na Ilha do Marajó, no Pará, trazendo uma nova visibilidade para o assunto. Confira:

Após a apresentação, a cantora se emociona e explica a letra, respondendo ao questionamento dos jurados:

Entenda as denúncias:
Apesar de ter ganhado destaque recentemente, a questão é de longa data. Em maio do ano passado, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) anunciou uma série de medidas para combater o abuso e a exploração sexual de crianças no arquipélago do Marajó. Essa iniciativa foi desencadeada após representantes do ministério realizarem uma visita às comunidades ribeirinhas, com o objetivo de diagnosticar as condições de acesso aos direitos básicos.

Durante essa missão, a comitiva federal visitou comunidades nas cidades de Breves, Soure, Cachoeira do Arari, Salvaterra, e também Melgaço, esta última apresentando o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.

Na gestão anterior do governo federal, a então ministra do MDHC, Damares Alves, esteve no arquipélago como parte da agenda do Programa Abrace o Marajó. Contudo, esse programa enfrentou críticas de entidades locais e órgãos públicos devido à falta de participação social.

Com uma área de 104 mil km², o arquipélago do Marajó abriga 16 municípios e mais de 500 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE. A região enfrenta altos índices de pobreza extrema, além de desafios relacionados a taxas de violência, infraestrutura precária de água e esgoto, e deficiências nos serviços públicos de saúde.

Leia também: