O novo calendário do futebol brasileiro foi apresentado pela CBF na manhã desta quarta-feira, 1º de outubro, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. As mudanças vão desde a redução de datas dos Campeonatos Estaduais até o retorno de competições como a Copa Norte, que vai integrar o novo formato da Copa Verde. As alterações passam a valer já a partir de 2026.
Durante o evento, foram apresentadas as novas datas e formatos das competições nacionais. Como já havia sido anunciado pelo presidente da CBF, Samir Xaud, ao ser empossado na entidade, em maio, os estaduais foram reduzidos e serão jogados em 11 datas, com início previsto para o dia 8 de janeiro de 2026 e sendo encerrado em 8 de março.
Copa Verde
Já em âmbito regional, a Copa Verde vai iniciar no dia 25 de março e será finalizada no dia 7 de junho.
O campeão da Copa Verde vai seguir tendo uma vaga na Copa Verde, no entanto agora será na “nova” terceira fase, que será disputada em jogo único.
Além disso, o torneio terá como “fase inicial” as disputas da Copa Norte e Copa Centro-oeste – que terá clubes do Espírito Santo inclusos. Os campões dos dois torneios regionais garantem vaga na 3ª fase da Copa do Brasil e decidem o título da Copa Verde.
Copa do Brasil
A Copa do Brasil será iniciada no dia 18 de fevereiro, com término previsto para o dia 6 de dezembro. Em 2026, os 20 clubes da Série A do Brasileirão vão entrar na 5ª fase, atendendo ao novo formato da competição. Ao todo, 126 clubes vão participar do torneio, que terá a decisão em jogo único.
Da primeira até a quarta fase, os jogos serão apenas de ida, com vagas garantidas para os melhores ranqueados de cada Estado (28 vagas), menores ranqueados (74), campeões das Copas do Nordeste e Verde, Série C e Série D (4 vagas).
A partir da quinta fase, os 20 clubes da Série A entram na competição, já em confrontos de ida e volta.
Na Copa do Brasil, quase todas as Federações estaduais vão ganhar uma nova vaga. Ao todo, serão 22 novos clubes no torneio. Em 2027, serão 128 clubes participantes no torneio.
Brasileirão
Em 2026, a Série B do Campeonato Brasileiro será disputada no mesmo formato de pontos corridos. A competição terá início no dia 21 de março e encerramento previsto para 28 de novembro.
Já a Série C terá mudanças significativas a partir do próximo ano. A competição será iniciada no dia 5 de abril e com encerramento previsto para 25 de novembro. Ao todo, 20 clubes vão disputar a competição no próximo ano com apenas dois sendo rebaixados.
Em 2027, a competição muda: 24 equipes vão estar na disputa, mantendo o formato atual -jogos em turno único e quadrangular com os oito melhores da primeira fase. Porém, duas equipes serão rebaixadas e outras seis vão chegar da Série D do Brasileiro.
Já em 2028, a Série C será disputada com 28 clubes, divididos em dois grupos com 14 equipes cada jogando em turno e returno. Desta vez, seis equipes serão rebaixadas à Série D de 2029.
Expansão
A Série D do Campeonato Brasileiro será ampliada a partir de 2026. No novo formato, 96 clubes vão disputar o torneio na próxima temporada. Destes, quatro virão da Série C do Brasileirão. A competição será de 5 de abril a 13 de setembro.
A divisão das demais vagas serão da seguinte forma: 64 vagas para as Federações estaduais considerando o ranking de Federações de 2026; 28 vagas para os clubes que chegaram à segunda fase da D em 2025 (excluindo os que estão incluídos nos critérios anteriores); e vagas restantes pelo ranking de clubes.
Com isso, o Pará ganha mais uma vaga no torneio em 2026, já que a Tuna chegou à segunda fase neste ano e já tinha vaga garantida em 2026 por ter sido semifinalista do Campeonato Paraense.
Deixe um comentário