A brasileira Sirlene de Souza Zanotti, 53 anos, condenada a 14 anos de prisão por participação nos ataques de 8 de janeiro de 2023, foi presa nesta terça-feira (2) na cidade de Posadas, na província de Misiones, Argentina. Ela estava foragida desde a sentença e tentava seguir para o Paraguai.
Segundo autoridades locais, Sirlene foi capturada por agentes da Gendarmería Nacional Argentina e deve passar por audiência de custódia nesta quarta-feira (3). Sua extradição já havia sido solicitada ao governo argentino pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
A psicóloga foi condenada pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio histórico e associação criminosa armada.
A defesa de Sirlene confirmou a prisão e divulgou nota afirmando “profunda preocupação” com a detenção no exterior. O advogado Hélio Junior alegou que o caso evidencia “perseguição política” e que garantias constitucionais estariam sendo violadas.
Leia também:











Deixe um comentário