Brasil registra 47 casos confirmados de intoxicação por metanol; nove pessoas morreram - Estado do Pará Online

Brasil registra 47 casos confirmados de intoxicação por metanol; nove pessoas morreram

Outros 57 casos e sete óbitos ainda estão sob investigação, segundo o Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira (20) 47 casos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em diferentes estados do país. Outros 57 casos seguem em investigação, enquanto 578 notificações já foram descartadas.

O número de mortes subiu para nove, sendo seis em São Paulo, duas em Pernambuco — no município de Lajedo —, e uma em Foz do Iguaçu (PR).

Mais sete óbitos ainda estão em análise, registrados nos estados de São Paulo (1), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1) e Paraná (1). Outros 27 casos de morte foram descartados após investigação.

São Paulo concentra a maioria das ocorrências

O estado de São Paulo lidera o número de intoxicações, com 38 casos confirmados e 19 em investigação. Em seguida vêm o Paraná (5 casos), Pernambuco (3) e o Rio Grande do Sul (1).

O metanol é uma substância altamente tóxica e imprópria para o consumo humano. Mesmo em pequenas quantidades, pode causar cegueira, insuficiência renal, parada cardiorrespiratória e morte. O Ministério da Saúde alerta para que a população não consuma bebidas de procedência duvidosa e comunique imediatamente as autoridades de vigilância sanitária em caso de suspeita.

Leia também