Brasil e Colômbia duelam pela liderança do Grupo B na Copa América Feminina - Estado do Pará Online

Brasil e Colômbia duelam pela liderança do Grupo B na Copa América Feminina

Com vaga garantida, Brasil enfrenta a Colômbia em jogo que vale a liderança e promete ser o mais equilibrado da fase de grupos

Lívia Villas Boas / CBF

Já classificadas para a próxima fase, as seleções de Brasil e Colômbia entram em campo nesta sexta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), em um confronto direto pela liderança do Grupo B da Copa América Feminina. O duelo acontece no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador, e terá transmissão ao vivo da TV Cultura do Pará, além do app Cultura Rede e do site portalcultura.com.br.

Com três vitórias em três jogos, 12 gols marcados e apenas um sofrido, a equipe comandada por Arthur Elias precisa de um empate para garantir o primeiro lugar da chave. Já a Colômbia, que soma sete pontos, precisa vencer para tomar a ponta do grupo. Em caso de derrota, ainda pode avançar, desde que a Venezuela não goleie o Paraguai por sete gols de diferença ou mais.

Desempenho e destaques

Na rodada anterior, o Brasil superou o Paraguai por 4 a 1, com atuação segura do ataque liderado por Marta, Kerolin e Amanda Gutierres – as duas últimas dividem a artilharia da equipe, com três gols cada. A Colômbia, por sua vez, aplicou uma das maiores goleadas do torneio até agora: 8 a 0 sobre a Bolívia.

Mesmo já garantido nas semifinais, o Brasil trata a partida como a mais dura da fase de grupos. A Colômbia, atual vice-campeã do torneio e destaque recente na Copa do Mundo, tem nomes de peso no elenco, como Linda Caicedo (Real Madrid), Mayra Ramírez (Chelsea) e Catalina Usme (Galatasaray), além de jogadoras que atuam em clubes brasileiros, como Kate Tapia (Palmeiras), Lorena Bedoya (Cruzeiro) e Daniela Montoya (Grêmio).

O que está em jogo

Além da briga pelo primeiro lugar, a partida pode influenciar diretamente nos cruzamentos das semifinais. Pelo regulamento da competição, apenas os dois primeiros de cada grupo avançam à próxima fase. Os finalistas garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Já o terceiro lugar de cada chave disputará o quinto lugar geral, que dá vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2027, no Peru.

Ainda no Grupo B, Paraguai (3 pontos) e Venezuela (4 pontos) se enfrentam em busca da terceira posição.

Leia Mais: