BR-316 tem novos retornos e sinalização; Detran reforça cuidados com segurança - Estado do Pará Online

BR-316 tem novos retornos e sinalização; Detran reforça cuidados com segurança

Com a entrega oficial do BRT Metropolitano, o Detran destaca que houve fechamento dos antigos retornos e a retirada dos semáforos exigindo atenção redobrada dos condutores.

Com a entrega oficial do BRT Metropolitano nesta quinta-feira (30), o Governo do Estado e o Departamento de Trânsito do Pará (Detran) reforçam o alerta aos condutores que trafegam pela BR-316, uma das rodovias mais movimentadas do Pará, com fluxo médio de 49 mil veículos por dia.

O Detran, responsável pela fiscalização do trecho entre o km 1 e o km 18, destaca que a obra trouxe mudanças significativas na dinâmica da via, especialmente com o fechamento dos antigos retornos, medida adotada para aumentar a segurança e reduzir o número de acidentes.

“As conversões que eram feitas nos cruzamentos do Entroncamento, Mário Covas, Ananin e Avenida Independência ocupavam as pistas do pavimento rígido. Com o início da operação dos ônibus do BRT, essas manobras passaram a representar um alto risco de colisão. Por isso, os retornos agora devem ser feitos exclusivamente pelos viadutos localizados a cada cerca de 3 km da rodovia”, explica o coordenador de Fiscalização e Operações do Detran, Ivan Feitosa.

Com o fechamento dos retornos e a retirada dos semáforos, o trânsito no trecho tende a fluir de forma mais contínua e segura, reduzindo pontos de congestionamento e melhorando o tempo de deslocamento diário entre Belém, Ananindeua e Marituba.

Ivan Feitosa lembra que a BR-316 é a principal via de entrada e saída da capital, e que as adaptações são essenciais para acompanhar o crescimento do tráfego. “Essas mudanças são fundamentais para garantir mais segurança e fluidez a todos os usuários da via”, reforça.

O coordenador também destaca que o BRT Metropolitano foi projetado para integrar o transporte público e dar maior eficiência ao trânsito, seguindo o modelo de grandes centros urbanos do país. O Detran seguirá intensificando a fiscalização eletrônica e o monitoramento por câmeras inteligentes, capazes de registrar automaticamente infrações como avanço de sinal vermelho e conversões irregulares na pista exclusiva do BRT.

Leia também: