Belém terá vacinação antirrábica e feira de adoção de cães e gatos neste sábado (5)

O evento será realizado das 9h às 13h, no estacionamento do Parque Shopping, e oferecerá uma oportunidade para a população adotar cães e gatos que já estão castrados, vermifugados, microchipados e vacinados contra a raiva.

Foto divulgação

Neste sábado (5), Belém sediará mais uma ação de vacinação antirrábica durante a 97ª edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos. O evento será realizado das 9h às 13h, no estacionamento do Parque Shopping, e oferecerá uma oportunidade para a população adotar cães e gatos que já estão castrados, vermifugados, microchipados e vacinados contra a raiva.

Os interessados em adotar um animal devem ser maiores de 18 anos, apresentar documento de identidade, comprovante de residência e passar por uma breve entrevista. A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), estará no local oferecendo orientações sobre cuidados com os pets e a importância da guarda responsável.

Os animais disponíveis para adoção foram resgatados das ruas ou de locais públicos, onde representavam algum risco à saúde humana. Após serem tratados e reabilitados, esses animais são disponibilizados para adoção. Além das feiras mensais, os interessados podem procurar a UVZ, localizada na Rodovia Augusto Montenegro, Km 11, Parque Guajará, para adotar um pet.

Vacinação Antirrábica

A campanha de vacinação é voltada para cães e gatos a partir de três meses de idade, desde que estejam saudáveis, e fêmeas que não estejam prenhes. A raiva, uma doença transmitida por meio da saliva e secreções de animais infectados, tem uma taxa de letalidade de 100% tanto em animais quanto em humanos.

A UVZ mantém um posto de vacinação fixo para cães e gatos, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. A vacinação é gratuita e deve ser renovada anualmente. Para mais informações, a Sesma disponibiliza os telefones (91) 8585-8322, (91) 3251-4311 ou (91) 3251-4310.

A Sesma também informou que, nos últimos anos, não foram detectados casos de raiva em cães ou gatos em Belém. O último registro de raiva humana na capital ocorreu em 1987.

Leia também: