No próximo dia 16, domingo, Belém será palco de mais uma edição das aulas públicas conduzidas pelo historiador Michel Pinho. O encontro intitulado “Belém COP30: Passado, Presente e Futuro” pretende revisitar as transformações da cidade desde a fundação no século XVII até o atual processo de revitalização urbana.
“É um convite à reflexão. Não há lousas, mas há história em cada esquina. O que fazemos é transformar o cotidiano em conhecimento e reforçar nossa identidade através do patrimônio material e imaterial de Belém”, explica Michel Pinho.
Realizadas há mais de duas décadas, as aulas públicas conduzidas pelo professor transformam ruas, praças e monumentos de Belém em verdadeiras salas de aula. Para Michel Pinho, a próxima edição tem um papel que vai além do aprendizado local: é também uma oportunidade de apresentar a cidade a quem a visita.
“O objetivo não é apenas mostrar Belém e sua história para quem mora aqui, mas também para que os visitantes compreendam por que somos uma cidade única em relação a esse país”, afirma.
Durante o trajeto, Pinho abordará desde a ocupação Tupinambá e o Barroco amazônico, até as transformações contemporâneas da região portuária. A atividade começa às 8h15, com concentração no Forte do Presépio, e encerra no Porto Futuro II, por volta das 9h45. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.
Leia também:









Deixe um comentário