A 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes será realizada de 16 a 22 de agosto, no Hangar, em Belém. Com entrada gratuita e programação das 9h às 22h, o evento prestará homenagem a dois importantes nomes da cultura paraense: Mestre Damasceno e Wanda Monteiro, representantes da oralidade popular e da literatura amazônica.
Durante o lançamento da feira, a secretária de Cultura, Ursula Vidal, destacou os números da edição: mais de 100 autores locais com sessões de autógrafos, cerca de 70 convidados para debates e quase 200 estandes de livrarias, editoras e distribuidoras. “Nossa Feira tá chegando com mais de 100 escritores e escritoras paraenses autografando seus livros…”, afirmou.
As atividades da feira serão organizadas em torno de sete eixos temáticos, como diversidade, saberes ancestrais, COP30 e literatura paraense. A cenografia do espaço valoriza a sustentabilidade, com reaproveitamento de materiais usados em edições anteriores e redução no uso de plásticos, reforçando o compromisso ambiental do evento.
Entre os destaques da estrutura estão o Ponto do Autor, o Beco do Artista e a Feira Criativa, além da Arena Multivozes. A feira reunirá 120 empresas, sendo 70 do Pará, e espera movimentar mais de R$ 12 milhões. Também há previsão de geração de cerca de duas mil vagas de trabalho, entre diretas e indiretas.
Mestre Damasceno, referência na poesia oral do Marajó, será celebrado com o livro Mestre Damasceno e as Cantorias do Marajó. Já Wanda Monteiro terá sua Poesia Reunida lançada na ocasião. “Foi uma surpresa e um sentimento de muita gratidão, porque ser reconhecida dentro da nossa terra é muito difícil”, declarou Wanda, emocionada.
Deixe um comentário