Belém investe mais de R$ 60 milhões em reforma no complexo do Ver-o-Peso

A fiscalização das obras será realizada pela Comissão de Fiscalização (Cofis), composta por 66 membros representando os 33 setores do complexo Ver-o-Peso.

Placa de reforma em rua
Foto Divulgação

O Complexo do Ver-o-Peso, um dos principais cartões postais de Belém, receberá sua primeira grande reforma e requalificação em 22 anos, com um investimento que ultrapassa os R$ 60 milhões. O anúncio foi feito pelo Prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), que assinou a Ordem de Serviço para o início das obras nesta quinta-feira (29).

A reforma, que tem previsão de conclusão em dezoito meses, começará pela Feira do Açaí e Ladeira do Castelo e será supervisionada pela equipe do Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

Os recursos municipais e federais financiarão a reforma completa do complexo, desde a Feira do Açaí até os tradicionais Mercados de Peixe e de Carne. A liberação dos recursos foi viabilizada pela gestão municipal junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A Multisul Engenharia será responsável pela reforma da Feira do Ver-o-Peso e da Feira do Açaí. Uma nova licitação selecionará a empresa para as obras nos Mercados de Carne e Peixe.

A fiscalização das obras será realizada pela Comissão de Fiscalização (Cofis), composta por 66 membros representando os 33 setores do Complexo Ver-o-Peso.

A reforma abrangerá cinco etapas, desde a Feira do Açaí até o setor de industrializados. A Prefeitura de Belém já está preparando três locais para o remanejamento dos comerciantes durante as obras.

As obras começam pela Feira do Açaí e pela área de secos do mercado. Cerca de 500 permissionários dessas áreas ocuparão espaços provisórios por aproximadamente três meses.

Portal Estado do Pará Online com informações da Agência Belém

Leia também: