Belém inaugura voo direto para Bogotá e amplia conexões com mais de 30 destinos internacionais - Estado do Pará Online

Belém inaugura voo direto para Bogotá e amplia conexões com mais de 30 destinos internacionais

As decolagens para Bogotá ocorrem às terças, quintas e sábados, às 8h50, com chegada à capital colombiana às 11h15.

Belém iniciou nesta terça-feira (28) uma nova rota aérea direta para Bogotá, na Colômbia, operada pela companhia Avianca. A nova ligação internacional, com três voos semanais, representa um avanço estratégico na expansão da malha aérea do Pará, fortalecendo o projeto do Governo do Estado de transformar o Aeroporto Internacional de Belém em um hub que conecte o Norte do Brasil a destinos na América do Sul, América Central, América do Norte e Europa.

As operações são realizadas em aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 180 passageiros, totalizando mais de 1.000 assentos por semana. Os voos partem de Bogotá às segundas, quartas e sextas-feiras, às 23h05 (horário local), com chegada a Belém às 5h40 do dia seguinte. No sentido inverso, as decolagens ocorrem às terças, quintas e sábados, às 8h50, com chegada à capital colombiana às 11h15.

De acordo com o secretário adjunto de Turismo do Pará, Lucas Vieira, a nova rota reforça os esforços do Estado em ampliar a conectividade internacional e atrair visitantes à Amazônia. “É mais que um voo Belém-Bogotá. De lá, teremos conexões com outros países, o que fortalece o turismo, gera emprego e fomenta a economia verde, que acreditamos ser o futuro do Pará”, destacou.

A gerente de vendas da Avianca no Brasil, Mariana Ferrari, ressaltou a importância da nova operação para a integração do Norte com o mundo. “De Bogotá, é possível seguir para 25 países e mais de 80 destinos. Cada voo representa também o desenvolvimento — não só do turismo, mas do comércio e da aproximação entre países”, afirmou.

O primeiro embarque para Bogotá contou com 111 passageiros. Entre eles, o empresário Jailson Fernandes, que viajou com a esposa, Eva. “Além de Bogotá, vamos visitar Medellín e outras cidades para conhecer experiências de turismo e gestão urbana. É uma oportunidade incrível”, disse.

O coordenador de Modais da Embratur, Philipe Karat, também celebrou a nova conexão. “Conectar a região Norte à Colômbia é fundamental para promover a Amazônia e mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais que sol e praia. Temos cultura, gastronomia e riqueza natural únicas”, afirmou.

Com a nova rota, Belém passa a ter ligação direta com um dos principais aeroportos da América Latina, o El Dorado, ampliando a visibilidade internacional do Pará e consolidando o Estado como um importante portal de entrada e saída da Amazônia brasileira.

Leia também: