Belém inaugura laboratório central para pesquisa de doenças endêmicas na Cremação

A obra, fruto de um investimento superior a R$ 2 milhões, foi realizada no prédio da antiga Unidade Básica de Saúde da Cremação.

Foto: Dinei Souza/ Ag. Belém

Na manhã deste sábado (29), a Prefeitura de Belém entregou oficialmente a Unidade de Referência de Vigilância das Doenças Tropicais Negligenciadas (Urvet) na avenida Alcindo Cacela, bairro da Cremação. A obra, fruto de um investimento superior a R$ 2 milhões, foi realizada no prédio da antiga Unidade Básica de Saúde da Cremação, ampliado e reformado através do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O evento contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), do coordenador geral do Promaben, Jammerson Leão, e do secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse.

Um dos destaques da nova unidade é seu laboratório central, responsável pela pesquisa, diagnóstico e testes de confiabilidade de doenças como malária, doença de Chagas, esquistossomose e leptospirose. A diretora do Núcleo de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Juliana Labareda, destacou que a centralização dos testes permitirá diagnósticos mais rápidos, reduzindo o tempo de espera por tratamentos e contribuindo para a diminuição da transmissão dessas doenças.

Além dos laboratórios, o prédio de 486 m², distribuído em dois pavimentos, inclui consultórios e área administrativa. Modernizado com sistema elétrico e instalações mecânicas atualizados, o local também possui um sistema de ar-condicionado de alta tecnologia, que promove economia de energia e renovação do ar ambiente.

A Urvet também será um centro de referência para capacitação de profissionais da saúde pública e privada, assegurando um alto padrão de cuidados oferecidos à população de Belém.

Homenageando uma figura importante da comunidade, o novo prédio leva o nome do professor Cosmo Santos Cabral, reconhecido por sua contribuição à educação e aos direitos humanos. Seu filho, Marcos Cabral, emocionado, enfatizou: “É uma grande emoção para nossa família ver a memória e a atuação de nosso pai sendo reconhecidas, especialmente aqui na Cremação, onde ele deixou sua marca. Saber que sua lembrança estará ligada à promoção da saúde nos enche de felicidade”.

Leia também: