Belém fica fora da lista de cidades que a CBF apresentará para sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino

Nem mesmo a forte relação com o governo federal e o lobby junto à CBF, garantiram ao governo do Pará e à prefeitura de Belém, a proeza da capital paraense estar entre as cidades que poderão receber o evento internacional mais importante do futebol feminino.

Copa do Mundo de Futebol Feminino
Copa do Mundo de Futebol Feminino é mais um evento promovido pela FIFA. No Brasil, a CBF é responsável pela escolha das cidades que podem receber os jogos da competição.

Apesar da intensa propaganda estatal sobre a reforma e ampliação do “Novo Mangueirão”, que resultou na escolha do estádio paraense para o jogo de estreia da seleção brasileira nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, realizado no dia 08 deste mês, Belém ficou de fora da lista de cidades que a CBF apresentará à FIFA, para sediar os jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino, em 2027.

SE FOR NO BRASIL

A Copa do Mundo de Futebol Feminino tem quatro grupos de países pleiteando junto à FIFA, para sediarem a competição em 2027. O Brasil é um deles, além de EUA e México na América do Norte. Na Europa, Alemanha, Bélgica e Holanda. A África do Sul também manifestou a intenção.

O projeto brasileiro para a realização do torneio em 2027 será submetido à FIFA até 8 de dezembro de 2023. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já selecionou as dez cidades que farão parte dessa proposta, detalhando informações sobre estádios, centros de treinamento e hotéis designados para receber as partidas e as delegações participantes. Todas as cidades escolhidas foram anfitriãs de jogos da Copa do Mundo Masculina de 2014. Das 12 cidades que sediaram o torneio nove anos atrás, apenas Natal e Curitiba não foram incluídas na proposta da CBF para 2027.

Confira as dez cidades que o Brasil apresentará em sua candidatura para sediar a Copa do Mundo Feminina:

As cidades escolhidas são:

  1. Belo Horizonte
  2. São Paulo
  3. Rio de Janeiro
  4. Porto Alegre
  5. Brasília
  6. Cuiabá
  7. Salvador
  8. Recife
  9. Fortaleza
  10. Manaus

Em sete dessas cidades, os estádios indicados já estão definidos:

  1. Maracanã (Rio de Janeiro)
  2. Arena Fonte Nova (Salvador)
  3. Arena Pantanal (Cuiabá)
  4. Arena Castelão (Fortaleza)
  5. Arena da Amazônia (Manaus)
  6. Mané Garrincha (Brasília)
  7. Arena Pernambuco (Recife)

Em São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, há mais de uma opção para estádios, e a decisão final ainda está pendente. Na capital paulista, a tendência é que o estádio escolhido seja a Neo Química Arena, do Corinthians, como ocorreu em 2014. No Rio Grande do Sul, o Beira-Rio, do Internacional, é a preferência sobre a Arena do Grêmio, enquanto em Minas Gerais, o Mineirão é favorito em relação à Arena MRV, a recém-inaugurada casa do Atlético.

Algumas outras informações apuradas até agora sobre o projeto brasileiro incluem a sugestão de realizar a final no Maracanã, no Rio, o que seria uma escolha natural e seguiria a tradição de sediar finais de Copas do Mundo masculinas, como em 1950 e 2014. A abertura, no entanto, não está prevista para São Paulo, como ocorreu no torneio masculino de 2014. Neste momento, a indicação tende a ser o Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Além disso, o Centro de Mídia deve ser localizado em São Paulo.

Nesta quarta-feira (27), o secretário-geral da CBF, Alcino Rei Rocha, visitou Pernambuco para formalizar o convite à cidade de Recife.

“O próximo passo é entregar o projeto de candidatura e comunicar à FIFA nossos planos para o evento em nosso país. A CBF selecionou 10 cidades-sede, e uma delas é Recife. Estamos aqui para convidar Recife a fazer parte deste grande projeto, que é importante para a cidade, o estado e o país”, afirmou o dirigente à Itatiaia. Segundo o secretário-geral da CBF, o Brasil está totalmente preparado para sediar a Copa do Mundo Feminina em 2027.

“Todas as cidades estão prontas. Graças ao legado da Copa do Mundo de 2014, temos uma infraestrutura modernizada, aeroportos aprimorados, uma rede hoteleira de qualidade, e o transporte público também melhorou significativamente”, acrescentou Alcino Rocha.

A decisão sobre a sede da Copa de 2027 será tomada pelo Conselho da FIFA, com o voto dos 211 filiados, durante o Congresso que acontecerá em 17 de maio de 2024, na Tailândia. A competição manterá o mesmo formato da edição de 2023, com 32 seleções divididas em oito grupos na fase inicial, seguida pelas oitavas de final e eliminatórias até a final, totalizando 64 partidas. A FIFA exige um mínimo de oito estádios para a realização do torneio, mas os candidatos devem sugerir de 10 a 12 locais possíveis. A capacidade dos estádios para jogos da fase de grupos até as quartas de final deve ser de 20 mil espectadores, enquanto as semifinais requerem um mínimo de 40 mil lugares e a abertura e a final necessitam de estádios com capacidade para pelo menos 65 mil torcedores.

Leia também: