'Belém está pronta para a melhor COP da história', diz Celso Sabino na Cúpula de Líderes - Estado do Pará Online

‘Belém está pronta para a melhor COP da história’, diz Celso Sabino na Cúpula de Líderes

Ministro do Turismo expressou o sentimento de "dever cumprido" e destacou a organização da capital para receber chefes de Estado.

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve na Cúpula de Líderes na tarde desta quinta-feira (6) e expressou o sentimento de dever cumprido. Ele destacou a satisfação em entregar uma Belém melhor para a população local e totalmente organizada para receber os líderes internacionais que chegam à capital paraense.

“Toda a equipe de governo do presidente Lula está muito feliz hoje, com a sensação de dever cumprido, por tudo que a gente fez, por tudo que a gente trabalhou, para entregar o que a gente está entregando hoje aqui na cidade de Belém, para a população do Pará, para os líderes que estão vindo para cá discutir clima. Eu, particularmente, acho que sou o mais feliz de todos, porque muitos de vocês sabem tudo o que eu tenho passado para poder estar aqui hoje e o que eu tenho feito desde o início da preparação para essa COP”, disse o ministro.

Sabino afirmou que Belém se preparou de forma excepcional para a COP 30. Segundo o ministro, o evento tem todas as condições para ser a melhor edição já realizada pelas Nações Unidas.

“Então, estar hoje aqui, vendo tudo pronto, vendo a forma, a qualidade com que a gente tem entregue, é motivo de muita alegria, muita satisfação. E, sim, sentimento de dever cumprido. Ainda tem mais 12 ou 13 dias aí pela frente, mas se continuar tudo acontecendo da forma como está acontecendo hoje, tenho certeza que essa será a melhor COP que a Organização das Nações Unidas já fez”, complementou.

O Ministro também detalhou as ações práticas tomadas para garantir a sustentabilidade do turismo. Ele enfatizou a chegada da Escola Nacional do Turismo ao Pará, focada na capacitação de comunidades ribeirinhas em áreas como gastronomia, hospedagem e idiomas, além da melhoria nos meios de transporte para esses locais.

“Para isso, nós trouxemos para cá a Escola Nacional do Turismo, que tem formado pessoas inclusive em áreas ribeirinhas. Nós temos concursos sendo executados, por exemplo, na Ilha de Cotijuba. Na ilha aqui em frente, a Ilha do Combu, e em áreas ribeirinhas próximas à cidade de Belém, formando em gastronomia, formando em meios de hospedagem, formando em idiomas. A gente tem atuado também para que os meios de transporte cheguem de forma adequada, de forma regular a esses locais e também promovendo como deve ser promovido”, finalizou.

Leia também: